27°
Máx
13°
Min

Do forno para a geladeira

O mês de abril é o mais quente desde 1973 e seria o de todos os tempos se não estivesse prevista a entrada de uma frente fria no Sul do País, nesta semana.

No domingo, dia 24, ocorreram precipitações nas regiões sudoeste e oeste do Paraná. Na segunda e terça feira as precipitações acontecerão em todas as regiões do Estado, amenizando a situação de falta de água no solo e de stress hídrico das plantas, principalmente da segunda safra de milho, e possibilitando a retomada do plantio dos cereais de inverno.

Na quarta feira o tempo melhora e na quinta feira teremos a madrugada mais fria da semana, com temperaturas abaixo de zero nas regiões sul e sudoeste e entre zero e três graus positivos em Curitiba e em Cascavel. Nas regiões norte e noroeste não haverá a formação de geadas.

Nesta época do ano é normal a entrada de frentes frias nas regiões sul e sudoeste do Paraná e as mesmas provocam baixo dano econômico. As pastagens de verão e as hortaliças cultivadas a céu aberto serão afetadas, bem como algumas frutíferas que floresceram antecipadamente. Mas o frio também traz efeitos positivos sobre o combate as pragas e doenças e sobre as frutíferas que exigem um número mínimo de horas com baixas temperaturas durante o período de dormência das plantas.

Em 25 de abril de 2016