22°
Máx
16°
Min

Bancários marcam assembleia para decidir sobre greve

Greve dos bancários -  Novamente as rodadas de negociação entre os bancários e a Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) não resultaram em acordo. Os banqueiros propõem 6,5% de reajuste salarial, além do pagamento de abono salarial no valor de R$ 3.000,00. A categoria reivindica 15%, além de melhores condições de trabalho, saúde e segurança.

Recomendações - A assembleia, marcada para a sexta-feira (02), pode determinar greve por tempo indeterminado a partir da quinta-feira (8). Os bancários estão recomendando que os clientes verifiquem a validade dos cartões, atualizem as senhas e antecipem as operações bancárias.

Nova secretária - A advogada Patrícia Foster deverá ser anunciada nesta quarta-feira (31) como a secretaria da Saúde em substituição a servidora Alice Maria Macedo que pediu demissão do cargo na terça-feira. Patrícia deixará a comissão interventora nomeada para a gestão da Fundação Municipal de Saúde no Hospital Municipal.   

Durou pouco - A permanência de Alice Maria Macedo a frente da Secretaria durou dois meses. Ela  retorna as atividades na UPA. No curto período enfrentou as crises do setor, como o fechamento do laboratório municipal, e os questionamentos do Ministério Público, do Sindicato dos Servidores e do Conselho Municipal de Saúde.

Auditoria requisitada - Atendendo requisição do Ministério Público Federal, a Secretaria Estadual da Saúde está realizando auditoria no Hospital Municipal. Os documentos verificados são datados de janeiro de 2015 a julho de 2016. Além da Secretaria de Estado o DENASUS também vai passar o pente fino na papelada. Depois os auditores seguem para a Secretaria Municipal da Saúde.  

Informações defasadas - A Mesa da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu  propôs Ação de Obrigação de Fazer contra a Prefeitura. O pedido é para que o Executivo cumpra com a agenda de obrigações perante o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e encaminhe, mensalmente, todas as informações relativas ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. A ação revela que a agenda de obrigações do Município junto ao eletrônico do TCE, encontra-se defasada desde o mês de julho de 2015.

Turistas estrangeiros - Um novo projeto com estratégias para a expansão do turismo em Foz do Iguaçu está sendo traçado pela EMBRATUR.  O plano macro tem o objetivo de ampliar o interesse do turista estrangeiro na região.

Testagem rápida - Os acadêmicos da Unila têm agora, na porta da instituição, o  trailer de testagem rápida de HIV. Depois de três semanas na Praça do Mitre a unidade móvel permanecerá no pátio da universidade durante todo o mês de setembro.

Parcerias privadas – E estreia do governo interino de Michel Temer na emissão de Medidas Provisórias (MP), foi positiva. O plenário da Câmara Federal aprovou a MP que cria o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A proposta facilita a concessão de empreendimentos públicos de infraestrutura para o setor privado eliminando entraves burocráticos. A proposta segue para a análise do Senado.

Crianças seguras - A exigência da obrigatoriedade do uso de cadeirinhas para crianças em transporte escolar passa a valer a partir de 1º de fevereiro de 2017, mas  não é consenso. Pelo menos durante a audiência pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, que debateu a obrigatoriedade, os participantes divergiram sobre a real efetividade do equipamento na segurança das crianças.

Mulheres fumantes - Estudo do INCA revela que as mulheres estão consumindo mais tabaco que os homens. O indicador positivo do levantamento é que a taxa de prevalência de fumantes no total da população de 18 anos ou mais caiu de quase 35%, em 1989, para menos de 15%, em 2013.

Extremamente letal – Dados revelam que do diagnóstico até um ano após a descoberta do câncer, apenas 33% dos diagnosticados estarão vivos. E em cinco anos, apenas 8% estarão vivos.

Cadastro público - O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) facilitou o acesso a informações públicas do Cadastro Nacional de Condenados por Ato de Improbidade Administrativa. Atualmente, há 4.205 pessoas cadastradas nessas condições por magistrados dos Tribunais Regionais Federais, 33.652 cujos processos tramitam nos Tribunais de Justiça estaduais e 24 no Supremo Tribunal Federal.

Mais desemprego - A taxa de desemprego no país atingiu 11,6%, no trimestre fechado em julho. Subiu 0,4 ponto percentual em relação ao trimestre passado. No período, o número de desocupados saltou de 11,4 para 11,8 milhões de pessoas. O número de trabalhadores com carteira assinada encerrou com queda de 3,9%. A informação é da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) do IBGE. Segundo o instituto, esse é o maior percentual dos últimos anos da pesquisa, que teve início em 2012.