22°
Máx
16°
Min

Codefoz conclui propostas que serão apresentadas aos candidatos a prefeito

Propostas prontas - Está agendada para quinta-feira (8) a entrega da carta com propostas para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu formuladas pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu (Codefoz). O documento será destinado aos cinco candidatos a prefeito.

Resposta imediata - A vice-prefeita Ivone Barofaldi está conectada nas mídias sociais. Na segunda-feira (29), à noite, respondeu imediatamente um post onde um dos participantes do grupo apontava a suposta mudança na lei dos guias. A vice-prefeita negou e garantiu que não tomaria nenhuma decisão sem a real ciência do fato.      

Operação Pecúlio - Novamente a apreensão de documentos pela Polícia Federal é apontada como a causa da paralisação de obras. Desta vez no prolongamento da Avenida Andradina.

Ampla defesa - Os advogados que representam o prefeito afastado Reni Pereira, na Comissão Processante da Câmara Municipal, receberam na sexta-feira (26) a autorização da Justiça Federal para o primeiro contato com o prefeito. Somente a partir desse encontro será possível traçar a estratégia de defesa no processo de cassação analisado pelo Legislativo.

Educadores mobilizados I - Nesta terça-feira (30) profissionais da educação promovem o Dia de Luto e de Luta em Defesa da Educação, com atividades públicas e suspensão das atividades pedagógicas nas escolas da rede estadual. Em Foz do Iguaçu o ato público será realizado na Praça do Mitre, às 9h.

Educadores mobilizados II - A programação da APP/Sindicato inclui plenárias simultâneas da educação, às 15h, na Câmara de Vereadores das cidades de Foz do Iguaçu, Medianeira, Matelândia e Itaipulândia.

Proposta orçamentária -  O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente convoca os membros representantes para a 9ª Reunião Extraordinária na quarta-feira (31), às 8h30, para apreciação da proposta orçamentária, exercício 2017, da Secretaria Municipal da Assistência Social, Família e Relações com a Comunidade.

Contra a dengue - Termina no sábado (3) a campanha de vacinação contra a dengue. De agosto do ano passado a julho deste ano, a doença matou 61 pessoas no Paraná. As 30 cidades consideradas prioritárias concentram 80% das ocorrências, além de 93% dos casos graves e 82% das mortes.

Custo logístico – A Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística, do Programa Oeste em Desenvolvimento, debate nesta quarta-feira (31), em Cascavel, alternativas para reduzir os custos com o transporte da produção agroindustrial. Estudos apontam que os custos logísticos podem reduzir em até 17% a receita bruta dos produtores da região.

Votos nulos - Está disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consulta pública sobre a minuta de resolução que disciplina a expedição de instruções para pleitos majoritários, na modalidade direta, quando a nulidade atingir a mais de metade dos votos. Pelo artigo 224 do Código Eleitoral o Tribunal Regional Eleitoral marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias.

Registros cassados - A decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário acarreta, após o trânsito em julgado, a realização de novas eleições, independentemente do número de votos anulados. A eleição será: indireta, se a vacância do cargo ocorrer a menos de seis meses do final do mandato. Nos demais casos a eleição será direta.

Consulta pública - A minuta está sendo divulgada para ciência e o recebimento de sugestões por parte dos partidos políticos, da comunidade jurídica e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). A consulta pública estará disponível até o dia 26 de setembro no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Debates eleitorais -  Apoiado no princípio constitucional da "igualdade de chances ou de oportunidades" o ministro Celso de Mello do Supremo Tribunal Federal julgou inconstitucionais certas regras legais constantes da "Minirreforma Eleitoral". A decisão ampara candidatos filiados a pequenos partidos e defende o direito de acesso de grupos minoritários aos debates eleitorais nas emissoras de rádio e TV.