22°
Máx
17°
Min

Data-base: Sindicatos dos servidores de Foz prontos para negociar

Reposição - A proposta de reposição salarial dos sindicatos dos servidores e dos professores municipais de Foz do Iguaçu vai para a mesa do prefeito Reni Pereira (PSB). O índice deverá estralar em dois dígitos. Para quem está estrangulado pelo limite prudencial é um percentual inimaginável.

Parcelado – As explicações dos últimos meses, dadas aos guardas municipais e secretários de escola, fazem prever que a proposta da administração será pelo fatiamento do índice. Pagamento parcelado e a partir do segundo semestre. É pegar ou largar!

Protesto – Caso a contraproposta demore ou não agrade, não estão descartados protestos. Assessores do prefeito reconhecem que não há como conter qualquer tipo de manifestação e que, tampouco existem condições financeiras para atender as reivindicações em um único depósito. A expectativa é que prevaleça o consenso.

Novos secretários – A negociação salarial dos servidores é o cartão de boas-vindas dos sindicatos para o novo secretário de Administração. O ex-diretor de RH da Itaipu, João Pereira dos Santos foi nomeado na sexta-feira (8). Além dele, Arinha Rocha foi nomeada na Fundação Cultural. Portanto, está encerrada a fase de nomeações no governo Reni Pereira. 

Urgência urgentíssima - O vereador Dilto Vitorassi aprovou, com nove votos favoráveis e cinco contrários, um requerimento que estampa com o carimbo de urgência na tramitação do Decreto Legislativo que pede o cancelamento do contrato entre o Município e a empresa Tarobá Construções. A empresa venceu a licitação para gestão e manutenção da Rodoviária Internacional de Foz do Iguaçu e já toma conta do terminal desde o dia primeiro de abril. O vereador alega supostas perdas para o Município. 

Escala médica - A partir desta segunda-feira (11) o Diário Oficial do Município publica a lista dos médicos escalados para trabalhar nas unidades de saúde. O decreto disciplina e regula as escalas e as substituições, quando necessárias.

Transparência - A prefeitura alega que a decisão torna mais transparente as questões relacionadas às escalas de profissionais médicos e coopera para o controle externo. Resumindo: Quem quiser saber se tem médico e qual é o médico escalado para unidade de atendimento precisará, apenas, verificar a escala no Diário Oficial.

IPTU – Vence nesta segunda-feira (11) o prazo para a quitação à vista do IPTU ou para o pagamento da primeira parcela do tributo. Com as novas regras quem parcelar perde o desconto progressivo de pontualidade.

Numa só tacada – O desconto atual, limitado a 30% do valor do imposto, será reduzido, ano a ano, em 2,5% ao ano o limite máximo de 15%. Mas a redução gradativa é para quem pagar o valor total. Parcelou ou atrasou, perdeu.

Pró-impeachment – Grupo pró-impeachment está convocado, pelas redes sociais, mobilização na Praça do Mitre. Será no domingo (17), às 14h. Segundo os organizadores, não haverá passeata. Apenas concentração.