28°
Máx
17°
Min

Eleições: Cruzamento de dados revela irregularidades nas prestações de contas

Malha fina - Na primeira lista  do Tribunal de Contas da União (TCU), com cruzamento de informações sobre as receitas e despesas de campanha coletadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram identificados 38.985 doadores com indícios de irregularidades.  O número representa que três em cada dez informações de despesas de campanhas prestadas ao TSE apresentaram indícios de irregularidades.

Contribuições do além - Segundo o relatório existem 35 casos de pessoas que já faleceram e que aparecem como doadores. Beneficiários do Bolsa Família também constam da listagem irrigando campanhas eleitorais.

Dados cruzados - A parceria firmada entre o TSE e o TCU permite que as informações enviadas por candidatos e partidos políticos sobre arrecadação e despesas de campanha sejam cruzadas com registros de outros bancos de dados.

Contas prestadas - As doações recebidas e os gastos de campanhas, que constam na prestação de contas, devem ser informados a cada 72 horas à Justiça Eleitoral, contados do recebimento do crédito em conta corrente.

Juízes comunicados - Os indícios de irregularidades verificados serão informados aos juízes eleitorais nos municípios, que serão responsáveis por verificar os indícios e tomar as providências cabíveis.

Candidaturas únicas - Eleitores de 97 municípios de 13 estados brasileiros terão apenas um candidato ao cargo de prefeito.  No Paraná são 14 candidaturas únicas.

Notícias da saúde - Patrícia Foster Ruiz assumiu a secretária municipal de Saúde e anunciou que o laboratório municipal será reaberto para atendimento da rede municipal até quarta-feira. Anunciou, ainda, que os aparelhos de raios-X do Pronto Atendimento do Morumbi e da UPA voltarão a funcionar nos próximos dias.

Forma regular – Quanto aos pagamentos de honorários cobrados pelos médicos, Patrícia Foster Ruiz garantiu que os débitos serão liquidados de acordo com a comprovação de trabalho do profissional.

Judicialização -  Segundo a nova secretária da Saúde, pelo menos 290 ofícios emitidos pelo Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Defensoria Pública, estão sem resposta na Secretaria.    

Saúde endividada -  O déficit na saúde supera os R$ 108 milhões. Metade da secretaria e metade da Fundação Municipal de Saúde.   

Mais ajuda - O Governo do Estado deverá autorizar R$ 9 milhões em investimentos no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu até o fim do ano.

Nova captação - O Hospital Municipal de Foz do Iguaçu (HMFI) realizou mais uma captação de órgãos para transplante. Foram captados: rins e coração para válvulas cardíacas de uma mulher de 40 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH).

Novas estratégias - A campanha de vacinação contra a dengue, que durou três semanas, foi prorrogada devido à baixa adesão em algumas das 30 cidades beneficiadas. Na fronteira, 12.096 pessoas receberam a imunização, o que corresponde a cerca de 20% do total, 60 mil.

Sem banco – Não houve acordo entre a Federação Nacional dos Bancos e os representantes dos bancários. A diferença nas propostas é abissal. Entre outros itens, bancários pedem 15% de reajuste salarial e os banqueiros oferecem 6,5%. Portanto, greve por tempo indeterminado a partir de quinta-feira (8).

Carta-compromisso - Os candidatos a prefeito de Foz  firmam, na quinta-feira (8), a Carta-Compromisso do Codefoz com as propostas para o desenvolvimento socioeconômico da cidade.

Grandes obras - Além do compromisso com a revisão do Plano Diretor, o documento também apresenta as obras estruturantes e de grande porte como o Projeto Beira-Foz, duplicação da Rodovia das Cataratas, o viaduto da Avenida Costa e Silva e o novo sistema de pistas do Aeroporto Internacional.

Espaço democrático -  Durante a reunião extraordinária do Conselho, no auditório da Delegacia da Polícia Federal, os  candidatos terão espaço para apresentar suas propostas de governo e considerações sobre o conteúdo da Carta-Compromisso.

Extração de testemunho - A equipe do Núcleo Técnico Cientifico (NUTEC) da Policia Federal apresentará o resultado dos laudos dos primeiros lotes de medição asfáltica dentro das diligencias que envolvem a “Operação Pecúlio”.

Dados disponíveis - O convite para a coletiva destaca que os  interessados em obterem cópia da apresentação detalhada necessitarão de um ”pen drive” com capacidade maior que cinco gigabytes.

Pesquisa do SPC – Serviço de Proteção ao Crédito aponta que a perda do emprego e a queda dos rendimentos farão com que 46% dos brasileiros, que têm dívidas vencidas, não consigam quitar os débitos nos próximos três meses.