22°
Máx
14°
Min

Em dificuldades financeiras Centro de Nutrição Infantil pode fechar setor de internamento

Pouca verba - Centro de Nutrição Infantil de Foz do Iguaçu, entidade que atende crianças e adolescentes de 0 a 14 anos com distúrbios nutricionais e doenças associadas, pode ter parte de seus serviços suspensos. Se não for encontrada uma solução o setor atingido será o internamento que atende 10 crianças. A reclamação é da falta de verba.

Importante e necessária - Além dos 10 internamentos, diariamente a entidade atende ainda 30 pessoas no ambulatório. Os pacientes são encaminhados, também, pela rede pública de saúde.  

Pizza da APASFI - A Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Foz do Iguaçu (APASFI) promove nesta quinta-feira (7) e sexta-feira (8) a venda de pizza para reforçar o caixa da entidade. A pizza custa R$ 20,00 e pode ser reservada ligando para 3523-4880.

Entulho - A cobrança da taxa para o despejo de entulho no aterro sanitário provoca protestos. Quem trabalha na coleta e destinação do material reclama do aumento dos custos. A prefeitura alega que não poderia mais arcar com os valores acrescidos a fatura da concessionária de coleta de lixo. O entulho levado ao aterro é pesado e o peso incluído na fatura.

Consequência - Com a cobrança os depósitos ilegais devem aumentar. Para fugir da justa cobrança pela destinação correta do entulho, fatalmente algumas pessoas buscarão se livrar do incomodo material despejando a carga em terrenos baldios na calada da noite e longe dos olhos da fiscalização.

Oportunidade - O vereador Rudinei de Moura (PEN) quer saber se as empresas vencedoras de licitações na Prefeitura estão compondo o quadro de colaboradores com 5% de egressos do sistema carcerário.

Estacionamento grátis - Uma lei em Foz do Iguaçu garante estacionamento gratuito nas agências bancárias. A lei existe, mas ninguém dá bola. A legislação fixa que as vagas devem ser ofertadas de forma gratuita no período necessário para a permanência do cliente na agência bancária. A vaga deverá ser liberada dez minutos após o atendimento. A lei prevê multa de 20 Unidades fiscais do município que equivale a R$ 1433,60.

Lei e a realidade -  Quem utiliza o estacionamento em agência bancária, paga. Simples assim.     

Nomeação – O ex-jogador e treinador Roberto Costa assume a secretaria de Esportes e Lazer. Já era esperada a nomeação. Faltam ainda os nomes para a Administração e a Fundação Cultural.

Lei mais dura - A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal promove audiência pública interativa na quinta-feira (7) para debater o Projeto de Lei do senador Cristovam Buarque, que equipara a crime hediondo as mortes no trânsito provocadas por motoristas que dirigem sob efeito de álcool e drogas.

Despesa com pessoal - Vem flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal por ai. Se depender do plenário do Senado a punição dos prefeitos que ultrapassarem o limite para a despesa total com pessoal será menos rigorosa quando provocada pela redução de recursos por razões externas.

Dois casos - Será aceitável ultrapassar o limite quando isso ocorrer por conta da diminuição do valor das transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) decorrente de isenção tributária praticada pela União. Também será admitido quando houver redução das receitas recebidas de royalties e participação especial.

Pretexto - A preocupação é que a possibilidade sirva de pretexto para que os prefeitos gastem mais do que arrecadam. Na sessão desta quinta-feira (7) serão votadas duas emendas aprovadas pela Comissão do Desenvolvimento Nacional e mais quatro emendas apresentadas em Plenário.

Bate chapa? O PSDB iguaçuense está estudando lançar candidatura própria à prefeitura de Foz do Iguaçu. E tem três nomes! A vice-prefeita Ivone Barofaldi, o atual presidente do partido, hoteleiro Camilo Rorato e o advogado Cássio Lobato.