22°
Máx
16°
Min

Foz do Iguaçu: Capital brasileira dos esportes radicais

Capital radical - Com excepcional número de eventos promovidos nos últimos anos, Foz do Iguaçu já pode ser considerada a capital brasileira dos esportes radicais. Para 2016 estão programados cinco grandes eventos em diversas modalidades, como o Stand Up Paddle, Slackline, BMX e Wakeboard. Todos serão organizados pela Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia (ADERE) com o apoio da Itaipu Binacional.

Calendário esportivo 2016 - Festival Itaipu River Games (em abril e julho); Itaipu River SUP (setembro); Itaipu Wake Pro Sudamerica (em outubro) e Itaipu Slackline World Cup – o Campeonato Mundial de Slackline (novembro). Além destes, a cidade receberá a Meia Maratona das Cataratas (junho), Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguai (agosto) e a Maratona Internacional (setembro).

Mais seletivo - Uma mudança na lei regula a concessão de títulos honoríficos em Foz do Iguaçu. A partir de agora cada Vereador poderá apresentar duas proposições de titulações por sessão legislativa, sendo uma de Cidadão Honorário e uma de Cidadão Benemérito. Antes eram possíveis três títulos de cada categoria.

Vagas em creches - Com o início das atividades dos 98 agentes de apoio nos Centros Municipais de Educação Infantil de Foz do Iguaçu (CMEIs) começou também o chamamento das crianças que estão em lista de espera na Secretaria Municipal da Educação. Estão sendo matriculadas crianças com idade entre seis meses e três anos, que vão frequentar o berçário, maternal I e II, nos 20 centros que abriram novas turmas após a contratação dos agentes de apoio.

Entrega simbólica - Com a variação cambial, nos primeiros meses do ano, consumidores argentinos e paraguaios movimentam o comércio iguaçuense. A realidade fronteiriça estimula os investidores no Shopping Catuaí-Palladium. O novo empreendimento vai abrir as portas em junho com 70% dos espaços locados. O percentual é considerado expressivo em razão da crise econômica que o Brasil atravessa.   

Interesse externo - A diretora geral da UNESCO, Irina Bokova, lamentou a morte do radialista João Valdecir de Borba, 51, da Rádio Difusora AM de São Jorge do Oeste. O caso ganhou notoriedade.

Circunstâncias desconhecidas - O radialista foi assassinado no dia 11 de março e as circunstâncias do crime ainda são um mistério. Ele foi atingido por disparos de arma de fogo. O Sindicato dos Radialistas do Paraná acompanha as investigações.

Agenda – Hoje, quarta-feira, tem Exposição “Caminhos e Pegadas” de Marcos de Sá Corrêa no Ecomuseu de Itaipu. A exposição pode ser visitada de terça a domingo das 8h às 16h. No CTG Charrua acontece a Feira do Peixe vivo. No Marco das Três Fronteiras o público acompanha a segunda e última noite do espetáculo “Paixão de Cristo” com início às 20h. Entrada franca.

Tá tranquilo. Tá favorável! O deputado estadual Chico Brasileiro permanece no PSD e a deputada Claudia Pereira no PSC. A deputada não acompanhou os deputados que migraram para o PSD. Com novos companheiros na legenda, Chico Brasileiro destaca que a liderança estadual de Ratinho Junior “fortalece os projetos do partido”.

“Se precisar, estou à disposição!” Sobre uma possível candidatura a prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro sai pela tangente. Diz que não existe nada definido. Contudo, mantem o discurso tradicional. Palavras comedidas capazes de represar do que está cheio o íntimo.   

Acordo anterior - A ex-vereadora e candidata a vice-prefeita na chapa de Chico Brasileiro em 2012, Nanci Rafain Andreolla, anunciou a saída do PPS. Ela está parada na encruzilhada eleitoral. Enquanto decide para qual legenda vai, vislumbra possibilidades. Nancy defende a união de partidos de oposição e, se precisar, espera contar com o apoio do antigo companheiro de chapa.

Cabeça de chapa - Durante a comemoração de aniversário do PCdoB foi anunciado que a ex-secretária de Educação, Joane Vilela, é pré-candidata à prefeitura de Foz do Iguaçu.