22°
Máx
14°
Min

Foz do Iguaçu comemora 102 anos nesta sexta-feira (10)

Nesta data querida -  Foz do Iguaçu completa 102 anos com denúncias enredando a administração municipal. Obras se arrastando e o prefeito emparedado e acuado. Deveria ser uma época de inaugurações e de comemorações. Deveria e estava programado para ser!

Tempo taciturno – Contudo a cidade enfrenta um período no qual vários agentes públicos se esgueiram evitando aparições públicas. Preterem eventos oficiais para fugir dos questionamentos incomodativos.

Situação passageira - O período é de adversidade momentânea incapaz de empanar o brilho da cidade. Foz é maior e mais importante que tudo isso.   

Promoção turística - Em 2015 a Embratur investiu 17 milhões de dólares em promoção turística. A vizinha Argentina ultrapassou a casa de 100 milhões de dólares. O Equador aplicou 96 milhões de dólares. Os dados foram revelados durante audiência na Comissão de Turismo da Câmara Federal que avaliou ações de captação de turistas após as Olimpíadas do Rio. Ao final verificou-se o óbvio: É preciso tornar o turismo nacional competitivo e investir em propaganda para atrair novos turistas.

Parceria local - Em Foz do Iguaçu a parceria do empresariado, através do Fundo Iguaçu e Convention Bureau, com a Itaipu Binacional garante a promoção turística. A secretaria municipal de Turismo, mais uma vez, tem orçamento pífio e atuação passável, para não dizer, sem expressão.

Reconhecimento - O Atendimento Pedagógico Domiciliar e Hospitalar (PAPEDH) recebeu Certificado de Reconhecimento no III Prêmio Gestor Público do Estado, promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Paraná (SINDAFEP).

Direito do aluno - Implantado em Foz do Iguaçu desde 2013 o programa que atende 24 alunos é dirigido aos estudantes matriculados na rede municipal de ensino, do primeiro ao quinto ano que possuem alguma síndrome degenerativa, sofreram acidentes ou apresentem problemas de saúde que não possam freqüentar a sala regular. As determinações estão previstas nas Leis de Diretrizes e Bases – LDB e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Prevenção contra gripe -  O vereador Paulo Cesar Queiroz, o Coquinho (SD), requereu ao município a disponibilização de álcool em gel em todas as repartições públicas. O objetivo é prevenir contra a Gripe H1N1. 

Cirurgia da catarata - A 9ª Regional de Saúde e o Hospital Municipal Padre Germano Lauck realizam no fim de semana o Mutirão de Catarata. Os atendimentos serão feitos no HM no sábado (11) e domingo (12) a partir das 6h30. Estão previstas 400 avaliações e 200 cirurgias. Os procedimentos serão feitos por uma equipe de 12 profissionais entre oftalmologistas, enfermeiros e auxiliares administrativos.

Casos de dengue - Foz do Iguaçu registra 11.929 notificações de dengue e 5.801 casos confirmados e 12 pessoas mortas.

PPPs avançam - A experiência de Minas Gerais, Pernambuco, Distrito Federal e do Tribunal de Contas da União será aplicada pelo núcleo especializado do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) na fiscalização das Parcerias Público-Privadas. O modelo mineiro, com flexibilidade e agilidade no trâmite da documentação, é o preferido até agora.

Parceria comum - Por se tornarem cada vez mais comuns na administração pública, as PPPs exigem atenção crescente dos órgãos de controle externo. Atualmente, há quatro projetos de PPP estaduais em andamento no Paraná. No âmbito municipal, existem projetos de PPP em Curitiba, Campo Largo, Cascavel e Almirante Tamandaré. Em Foz do Iguaçu a proposta não vingou.

Endividamento -  Levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), revela aumento da inadimplência no município. A média da inadimplência de 8,39% registrada em 2015 saltou para 11,73% em 2016. O estudo compara os dados dos primeiros cinco meses de 2015 e 2016.

Ajuda dos vizinhos - Os consumidores paraguaios e argentinos continuam tendo papel fundamental para a manutenção das vendas do comércio iguaçuense.

Desabafo da vice - A vice-prefeita, Ivone Barofaldi, desabafou durante entrevista ao programa Contraponto da Rádio Cultura. Ela não esconde a mágoa com o prefeito Reni Pereira. Ao final, pediu desculpas pelo desabafo e disse que está “muito incomodada”.

Vai ou não vai? A ausência no palanque do desfile de aniversário do Município não se discute. A aposta na quinta-feira (9) era o comparecimento, ou não, do prefeito Reni Pereira na inauguração do Shopping Catuai Palladium.

Ainda não acabou - A operação Pecúlio, que indiciou 40 pessoas, poderá ter desdobramentos. A informação foi reforçada durante a entrevista coletiva na manhã de quinta-feira (9)

Shows de aniversário - Emicida faz show na Fartal na sexta-feira (10). No sábado, show Lendas com Milionário e Marciano. Thaeme e Tiago encerram a feira no domingo (12).