23°
Máx
12°
Min

IPTU: Prefeitura deve divulgar hoje prévia dos valores arrecadados no dia 11

Borderô do IPTU – Nesta quarta-feira (13) a Secretaria da Fazenda deve divulgar a arrecadação com o pagamento à vista e da primeira parcela do IPTU. À primeira vista o resultado aparenta ter sido extremamente positivo, principalmente se comparado a 2015. E não é para menos!

Desconto perdido – No ano passado o lançamento do IPTU foi parar na Justiça. Alguns vereadores questionaram a atualização cadastral promovida pela Prefeitura que utilizou o georreferenciamento. Contando com o sucesso da ação teve quem deixou de pagar o tributo no vencimento. Essas pessoas foram induzidas a crer que o valor seria reduzido. E não foi! No final a Justiça entendeu que o procedimento foi legal.

Benefício perdido – Quem decidiu esperar, colocou em risco o benefício acumulado. Como o desconto progressivo era concedido pela pontualidade no pagamento do tributo, à vista ou parcelado, quem aguardava por uma decisão judicial favorável perdeu o patrimônio acumulado. Obviamente que isso pesou no valor do IPTU em 2016.

Sem ajustamento - O prefeito Reni Pereira (PSB) disse ontem que decidiu não assinar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público Estadual (MPE). A promotoria recomendou que o prefeito assumisse o compromisso de regularizar a situação dos funcionários contratados na administração passada em regime CLT para atuar no Programa Saúde da Família (PSF).

Concurso - A recomendação do MPE é pela realização de concurso público para a contratação do pessoal. O prefeito Reni Pereira discorda. Deixará para o Judiciário decidir o caso.

Alívio - Pouco mais de 100 profissionais estavam preocupados com a ameaça de demissão. Com a decisão do prefeito podem ficar tranquilos. Pelo menos por enquanto. 

Vizinhos paraguaios - A Secretaria de Assistência Social de Foz do Iguaçu está estudando uma forma de ajudar moradores de rua de origem paraguaia que vivem na cidade. Recentemente conselheiros tutelares revelavam preocupação com as crianças paraguaias que diariamente cruzam a fronteira. Esse tipo de migração começa a chamar a atenção das autoridades.

E o Mercadão Municipal? Não está descartada a possibilidade de o Município reverter o decreto de doação de uma área na região da Vila Portes que seria utilizada para a construção do Mercadão Municipal. A informação é do prefeito Reni Pereira (PSB).

Reversão do decreto - O Parque Tecnologia de Itaipu (PTI) recebeu a área em doação e desde então tem tentado reunir investidores para a execução do projeto. O município pode retomar o espaço e iniciar as tratativas buscando parceiros para o projeto.

Mapa epidêmico - Mais dois municípios da região Oeste estão em epidemia de dengue. Matelândia e Missal já registram mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes. O informe técnico da Secretaria de Estado da Saúde aponta 52 municípios epidêmicos no Paraná. 

Inimigo feroz - Ao que parece o mundo está perdendo a guerra para o mosquito Aedes Aegypti. Na avaliação da diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margareth Chan, os programas de combate ao mosquito entraram em colapso no mundo inteiro. A OMS admite a ausência de uma nova forma de erradicar o transmissor da dengue, zika vírus e chicungunya.

Mosquito x mosquito - A solução tem sido combater o mosquito com mosquitos. A introdução de espécies geneticamente modificados no meio ambiente tem apresentado bons resultados. O experimento é reconhecido pela OMS e aplicado no Brasil.

Campanha Massa - Em Foz do Iguaçu uma iniciativa da Rede Massa movimenta alunos das escolas públicas e particulares e tem mudado os hábitos das famílias. Um check list é entregue aos alunos que, com a família, conferem os principais pontos para a proliferação do mosquito nos quintais e nas casas.

Visita e inspeção - Os alunos selecionados são visitados por uma equipe da emissora e um agente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que faz uma inspeção no local. Se não for encontrado nenhum local com água parada e a eliminação dos prováveis focos, a família ganha passeios pelos pontos turísticos de Foz do Iguaçu.      

Eduardo Campos – O ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em agosto de 2014, foi homenageado em Foz do Iguaçu. Uma rua receberá placas com o nome do ex-governador pernambucano. A “Alameda Eduardo Campos” fica na mesma região da Avenida Felipe Wandscheer.  A informação foi publicada no Diário Oficial do Município do dia 12.

Pré-candidatura - O PP prepara a apresentação da pré-candidatura de Gessani da Silva para prefeito de Foz do Iguaçu. Será na sexta-feira (15).