22°
Máx
17°
Min

Partidos publicam editais convocando para convenções municipais

Convenção PDT - Começa a temporada de convenções partidárias. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) convoca os filiados para a convenção no dia 29 de julho às 19h na sede do diretório.

Convenção PSD - A comissão provisória do Partido Social Democrático (PSD) se reúne dia 23 de julho às 18h.  

Convenção PSL - O Partido Social Liberal (PSL) abre a convenção  às 13h do dia 30 de julho e encerra o evento às 23h do dia cinco de agosto. 

Prazos legais - As convenções partidárias devem acontecer de 20 de julho a 5 de agosto. O prazo para registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações nos cartórios deve ocorrer até as 19h do dia 15 de agosto.

Pré-candidatura - O advogado Cláudio Rorato, presidente do Diretório Municipal do PMDB, publicou na rede social que não faz mais parte da lista de pré-candidatos à prefeito de Foz do Iguaçu. O partido volta a se reunir hoje para dar novo encaminhamento ao processo eleitoral. 

Exames represados - A Fundação Municipal de Saúde ainda não conseguiu contratar um laboratório de análises clínicas para atender as unidades de saúde. O volume de 100 mil exames mensais é convidativo. Porém exige investimentos.

Laboratório municipal - A presidente da Fundação Municipal de Saúde, Patrícia Foster, em razão da dificuldade de contratar um novo prestador de serviço, não descarta que sejam feitos estudos para a reestruturação do Laboratório Municipal de Análises Clínicas.

Projeto parado - O vereador Nilton Bobato (PCdoB) cobrou, através de requerimento, informações quanto à execução do Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira (PEIBF). O Projeto, que é uma parceria da Prefeitura e o MEC, está parado.

Segunda língua - O PEIBF, criado em 2005 por uma ação bilateral Brasil-Argentina,  promove o intercâmbio entre professores dos países do MERCOSUL. O foco é a integração, a quebra de fronteira, além da ampliação das oportunidades do aprendizado da segunda língua.

Sem fisioterapia – O problema relacionado à falta de fisioterapeutas na rede pública de saúde, que deveria ser resolvido em uma semana, continua. Quem precisa das sessões de fisioterapia não tem resposta. O atendimento foi interrompido após o fim do contrato da prefeitura com as clínicas conveniadas.

Liberação de alvarás - A Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI) aposta na Prefeita Ivone Barofaldi (PSDB) para resolver o entrave relacionado à liberação de alvarás. A demora na emissão do documento desestimula empreendedores.

Professor Sérgio - Durou dois meses a permanência do suplente Professor Sérgio (PSD) na Câmara Federal. Venceu o prazo de 120 dias de afastamento solicitado por Edmar Arruda (PSD). Na ordem das suplências, saiu o iguaçuense.  

Vendo melhor - Em dez meses o governo do Estado realizou mais de 19 mil cirurgias da catarata. Neste período, o mutirão paranaense de cirurgias eletivas já realizou 39 mil cirurgias, incluindo procedimentos nas áreas de hérnia de disco, varizes, ortopedia, ginecologia e urologia. A intenção agora é elevar a meta para 60 mil cirurgias até setembro.

Fidelidade partidária - Uma proposta de emenda à Constituição, protocolada pelos senadores Aécio Neves (PSDB) e Ricardo Ferraço (PSDB), reforça a fidelidade partidária, estabelece cláusula de barreira para os partidos políticos e extingue a possibilidade de coligações nas eleições legislativas.

Fim da escada - A proposta põe fim as mudanças partidárias por conveniência. Estipula que os políticos que conquistarem mandatos nas eleições de 2016 e 2018 irão perdê-los caso se desfiliem dos partidos pelos quais disputaram o pleito.