22°
Máx
16°
Min

Samek conduz a tocha olímpica no trecho final do trajeto

Pira olímpica - O Diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Jorge Samek, será o condutor da tocha olímpica no trecho final do trajeto. Subirá a rampa instalada do Gramadão. Durante a tarde vários shows com artistas locais estão programados em palcos na Praça do Mitre e no Gramadão.

Tour da tocha - Na sexta-feira (1) o fogo olímpico vai circular pelo Parque Nacional do Iguaçu, Cataratas do Iguaçu, Itaipu Binacional, Templo Budista e Marco das Três Fronteiras. Fotos e filmagens da visitante ilustre.    

Assédio moral - O Sindicato dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu (Sismufi) está distribuindo material informativo sobre assédio moral. São duas publicações. Uma para os servidores de diversas categorias e outra, exclusivamente, relativa ao setor da saúde.

Cortes de adicionais - Em vários setores da prefeitura os adicionais de insalubridade e de periculosidade foram reduzidos ou retirados dos holerites sem comunicação prévia. O requerimento do sindicato solicitando a motivação dos cortes, apesar do prazo estar se esgotando, ainda não foi respondido.

Laudos técnicos - O SISMUFI reclama a falta de laudos técnicos para explicar os cortes. A elaboração do documento vai exigir a contratação de um profissional habilitado. Segundo o sindicato, a Prefeitura não conta, em seu quadro de servidores, com técnicos de segurança no trabalho.

Notícia positiva - A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h foi premiada por cumprir os objetivos da Rede Sentinela, que monitora as cepas do vírus Influenza no Brasil. As placas de homenagem foram entregues à direção e colaboradores responsáveis pelo serviço. Para ser implantada, a Rede Sentinela exige uma série de critérios como demanda de consultas, estrutura e logística, e bom desempenho gerencial.

Ponte revitalizada - A revitalização da Ponte Internacional da Amizade, a principal reforma promovida na ponte em 51 anos, será inaugurada nesta sexta-feira (1º). Representantes do Brasil, Paraguai e Argentina participam da cerimônia que contará com a presença do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Malta Lessa.

Cerimônia rápida - A cerimônia terá início às 09h30 na Aduana do Brasil. Em seguida, as autoridades fazem inspeção nas obras e cortam a fita de inauguração no meio da ponte, com o trânsito interrompido por cerca de 20 minutos.

Turma da latinha - Os microfones dos pré-candidatos nas eleições de 2016 devem ser silenciados. Começa o período de restrição para pré-candidatos que apresentam ou comentam programas em emissoras de rádio e de televisão.

Gripe sobe... A secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu registra 68 casos de gripe A e 19 mortes. Foz do Iguaçu é um dos municípios paranaenses com o maior número de óbitos pela gripe.

Dengue desce - Porém, enquanto aumentam os casos de Gripe H1N1, os casos de dengue diminuem. Em junho foram notificados 43 casos e confirmados seis.

Migrantes - Um panorama sobre o atendimento a migrantes no Paraná começou a ser traçado durante audiência da CPI dos Migrantes e Refugiados da Assembleia Legislativa. O estado abriga estrangeiros de 79 nacionalidades. O último levantamento indica que 119.312 trabalhadores estrangeiros atuam com carteira assinada no Paraná. A maioria está concentrada nas cidades de Curitiba, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Pedido de visto - De 2010 a 2015, foram registradas 28 mil solicitações de refúgio no Paraná. Desse total, menos de nove mil vistos foram concedidos. Quase metade desses refugiados é composta por haitianos. Na sequência, aparecem senegaleses, sírios, bengaleses, nigerianos e angolanos.

Reforma na Previdência - O gasto com a Previdência Social no Brasil deve dobrar em 30 anos. Deve saltar dos atuais 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 15%. O alerta é da professora Ana Amélia Camarano, doutora em Estudos Populacionais e pesquisadora do  Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O cálculo está escudado na previsão de que em 2040 o Brasil deverá contar com 25% da população com idade acima de 60 anos.

Maria da Penha - O projeto de lei que altera a Lei Maria da Penha e garante atendimento especializado para mulheres vítimas de violência foi aprovado na quarta-feira (29) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Delegados - O ponto mais polêmico do texto é o que permite que medidas protetivas sejam aplicadas pelos delegados de polícia que recebem a denúncia. As decisões devem ser confirmadas ou revistas por um juiz, em um prazo máximo de 24 horas.

Corrupção - A “Declaração de Brasília contra a corrupção” foi aprovada na quarta-feira (29). O documento lista 14 medidas que devem subsidiar a atuação do sistema de justiça no combate à corrupção. Aconteceu durante o encerramento do seminário “Grandes casos criminais: experiências italiana e perspectivas do Brasil”.

Dez medidas - O documento destaca a importância de o Congresso Nacional discutir, aperfeiçoar, se necessário, e aprovar o mais rápido possível, as dez medidas contra a corrupção apresentadas pelo Ministério Público Federal a partir das propostas apresentadas pela sociedade.

Segunda instância - Entre os pontos acordados, a declaração repudia as tentativas de modificar a legislação que regula os acordos de colaboração premiada. A declaração reforça o apoio a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal que passou a admitir a execução penal da sentença condenatória após o trânsito em julgado em segunda instância.