22°
Máx
16°
Min

Sindicato propõe Sistema municipal de Ensino aos candidatos a Prefeito

Sistema municipal - Os representantes do Sindicato dos Professores da Rede Municipal estão apontando, aos candidatos a prefeito, a necessidade de criação de um Sistema Municipal de Ensino. Atualmente a educação no Município segue as diretrizes do sistema estadual.

Plano de carreira - Os professores municipais defendem, ainda, que as decisões sejam tomadas em conjunto com a categoria e que o Conselho Municipal de Educação seja fortalecido. O pedido inclui também o cumprimento integral do plano de carreira e que escolha da secretária de Educação seja feita entre os servidores de carreira.

Fiscalização suspensa - A prefeitura suspendeu temporariamente a fiscalização da obrigatoriedade da contratação do guia regional até que o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) se posicionasse a respeito do tema.

Apenas deslocamento - A decisão foi tomada após os organizadores de um congresso questionarem a obrigatoriedade do cumprimento da Lei no caso de deslocamentos entre o aeroporto e os hotéis dos participantes e até o local do congresso. Os organizadores alegam que os participantes não são turistas se não se deslocam para os atrativos.

Translado incluído - A lei, entretanto, determina que em visita aos atrativos e também em translados, bem como receptivos de embarques e desembarques, o grupo deve estar acompanhado pelo guia de turismo regional, independente de estar com o guia de turismo de excursão nacional.

Ampulheta – A prefeitura de Foz do Iguaçu tem, agora, mais um prazo correndo para resolver questões de ocupações irregulares. Além das famílias que ocupam áreas de preservação permanente a Justiça determinou liminarmente que a prefeitura recupere área degradada no antigo lixão do Arroio Dourado. A área foi utilizada para o deposito do lixo da cidade entre 1960 e 1992. 

Termo descumprindo - Desde 1999 foram firmados seis termos de ajustamento de conduta com a prefeitura, cinco dos quais foram atendidos. Um deles, entretanto, pelo qual a prefeitura deveria recuperar a área e remover as 70 famílias do local, não foi cumprido.

Multa diária - A ação impede a continuidade da degradação ambiental e a ocupação da área. Determina ainda a limpeza e recomposição do local. No prazo de 90 dias deverão ocorrer a demarcação e o isolamento da área, bem como o cadastramento das moradias. O descumprimento resulta em multa diária de R$ 5 mil.

Conselho reunido - O Conselho Municipal de Saúde realiza sessão plenária nesta quinta-feira (1). Na pauta a avaliação da situação atual dos Serviços de Urgência e Emergência e a análise da conjuntura de serviços e ações SUS-Municipal, relacionadas ao Laboratório, cirurgias, internamentos, escalas médicas e carga horária dos servidores.

Nova conversa - Uma nova rodada de negociação acontece na manhã desta quinta-feira (1) para definir o comando da Secretaria Municipal da Saúde. A advogado Patrícia Foster, a mais cotada para assumir a pasta, volta a se reunir com a prefeita Ivone Barofaldi.

Pouca procura - A secretaria da Saúde envia equipes para escolas e faculdades para aplicar a vacina contra a dengue nos jovens da faixa etária entre 15 e 27 anos. No sábado todas as unidades básicas de saúde irão atender das 8h às 13h para vacinar quem ainda não se imunizou. Até agora o município vacinou 7.200 pessoas.

Mensagem falsa - Uma mensagem falsa de suspensão do direito de dirigir, enviada supostamente pelo DETRAN, está espalhando vírus que captura senhas e informações dos internautas. Quando o destinatário acessa o link que expõe dados cadastrais e bancários aos criminosos da internet.

Porta aberta - Além de conter links e arquivos para download o e-mail recebido falso pode ser identificado pelo endereço do remetente, que é o mesmo endereço eletrônico do destinatário. O DETRAN alerta que as notificações de infrações só chegam aos condutores via Correios.

Delegacia especializada - A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) voltou a defender a proposta, apresentada em 2015, de criação de delegacias especializadas em todos os estados do Brasil e uma Coordenação Geral de Combate à Corrupção na Direção Geral da Polícia Federal, em Brasília. A ADPF acredita que a criação de delegacias especializadas vai tornar a luta contra a impunidade mais intensa.

Precedente aberto - O destaque votado pelos senadores e que manteve os direitos políticos da ex-presidente Dilma Rousseff abre precedente para mudar as cassações de mandato no Plenário da Câmara. O entendimento do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM). A estréia do novo entendimento, na Câmara Federal, será justamente no processo que pede a cassação do deputado Eduardo Cunha (PMDB), que vai à votação no dia 12 de setembro.

Profissão vereador - Dados do Tribunal Superior Eleitoral apontam que, em todo o País, vereador é a profissão indicada por 24.280 candidatos.  É a quinta profissão mais indicada nas fichas de registro. A primeira é a de agricultor.