24°
Máx
17°
Min

Sindicato quer que fiscal de trânsito receba colete à prova de bala

Fiscais agredidos - O caso envolvendo a agressão sofrida por dois agentes de fiscalização de trânsito do Foztrans provocou a reação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sismufi).

Transporte irregular - Os servidores foram agredidos por um motociclista que estaria atuando irregularmente como mototaxista. O agressor já foi identificado e teria contado com a ajuda de uma pessoa ainda não identificada.

Sindicato alertou - A direção do Sismufi emitiu nota informando que alertou o Foztrans do perigo enfrentado pelos agentes de trânsito no desempenho de suas funções. As ameaças partem de pessoas que atuam no transporte irregular e que estão nervosos com a fiscalização.

EPIs e coletes - O Sismufi coleciona boletins de ocorrência apresentados pelos trabalhadores. O sindicato reivindica, além dos equipamentos de proteção individual, coletes a prova de bala para os fiscais. O pedido de providência foi feito a direção do Foztrans, que até o momento, não se posicionou sobre o requerimento.

Ações judiciais - O sindicato vai ingressar na Justiça com ação exigindo adicional de periculosidade  para os servidores. O assédio moral, pelo que o sindicato considera “degradação das condições de trabalho”, também será cobrado.

Candidaturas impugnadas - Em Foz do Iguaçu o sitio eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda lista 11 candidaturas a vereador indeferidas com recurso, uma candidatura a prefeito e uma a vice-prefeito na mesma situação.

Voto matinal - A estréia do sistema biométrico para identificação do eleitor pode atrasar um pouco o processo de votação em Foz do Iguaçu. Historicamente as cidades que implantaram a biometria tiveram demora maior no processo de votação. O melhor é votar pela manhã.

Sem selfie - O uso de celular ou qualquer outro equipamento que registre fotos está proibido durante a votação pode resultar em prisão do eleitor infrator. Apesar da restrição tem gente que burla a fiscalização e ainda publica a imagem nas redes sociais. 

 Nulos e brancos - Os votos nulos e brancos são votos considerados não válidos e, por isso, não são computados para nenhum candidato.   

Profissional habilitado -  O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) assinam, nesta quinta-feira (29), Termo de Cooperação Institucional com objetivo de certificar que todos os profissionais envolvidos nas prestações de contas eleitorais estão devidamente registrados e ativos nos Conselhos.

Ação solidária - Acadêmicos e professores do Grupo UDC participam do Projeto de Ação Voluntária em Atenção a Melhor Idade. O projeto é uma parceria com o Lar dos Velhinhos. Entre os dias 26 e 1° de outubro os idosos da entidade receberão atendimento de saúde, beleza e aprenderão noções de inclusão digital.

Reparação garantida - Um projeto apresentado no Senado propõe que o dinheiro da fiança paga por responsáveis por acidentes de trânsito seja encaminhado às vítimas ou aos familiares das vítimas desses acidentes. Pela proposta, o valor pago deve servir para reparação de dano moral.

Turismo beneficiado - A concessão de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a aquisição de vans e micro-ônibus turísticos por motoristas profissionais autônomos, com atividade comprovada por certificação do Ministério do Turismo está em analise na Câmara Federal.

Tratamento igualitário - Atualmente a legislação prevê a isenção do IPI para taxistas autônomos, cooperativas que sejam concessionárias de táxi e para automóveis de pessoas com deficiência.