22°
Máx
17°
Min

O Facebook Livemap está "periscopando" e vice-versa

Olá amigos digitais,

Há muito tempo, mais precisamente desde que se tornou a maior rede social no seu segmento, o Facebook possui essa característica de observar o que há de interessante em outras redes e tentar aprimorar dando um leve toque pessoal inserindo e juntando elementos do Facebook tornando a sua solução autêntica, e como de praxe, ora falhando ora acertando.

Isso é legítimo. Até porque, aprimorar o que está sendo oferecido ao consumidor, faz parte de qualquer mercado saudável de concorrência repleta de opções ao seu público.

O Periscope pra quem não conhece, é um aplicativo do twitter, que faz transmissões em video ao vivo. O aplicativo teve seu início em março de 2015 e em pouco tempo de uso, a plataforma caiu no gosto dos usuários do twitter e de boa parte da "galerinha das redes sociais".

Infelizmente para o Periscope e o twitter, não deu muito tempo para comemorar o reinado pois o Facebook de olho também nesse segmento (transmissões ao vivo), começou a aprimorar sua ferramenta "facebook mentions" (criada em 2014) e desde então, pouco explorada até o fim de 2015, onde apenas perfis específicos (celebridades com conta verificada) tinham permissões para fazer transmissões ao vivo no Facebook.

Resumindo meus amigos:

Facebook resolveu entrar de volta ao "jogo das lives" e agora "a coisa está ficando séria". Liberou no início desse ano transmissões ao vivo tanto para fanpages quanto para qualquer usuário do facebook e está cada vez mais investindo nesse aplicativo dentro da sua plataforma (dentro do Facebook) e de fato está ganhando mais espaço que os seus concorrentes no uso da ferramenta pois é inegavelmente mais forte, com muito mais usuários, e acrescentou a ferramenta Facebook Livemap (interface muito similar ao periscope).

Chama atenção também o modo muito parecido com o periscope tanto no layout quanto na forma de curtir e interagir com um conteúdo ao vivo, que chamamos carinhosamente de "live".

Para quem se interessou, confere lá no seu facebook, esta opção do "Livemap" e perceba que "tio Zuckerberg" está de mansinho querendo dominar mais uma:

Como acessar utilizando um notebook ou computador desktop:

  • Clique em "página inicial"
  • No canto esquerdo tem os tópicos: Favoritos; Páginas; Grupos; Amigos E APLICATIVOS (atenção nesse)
  • Logo abaixo de APLICATIVOS está escrito "VIDEO AO VIVO".
  • Clique ali e acompanhe as transmissões ao vivo que estão rolando no facebook no exato momento do seu clique.

Ele filtra por melhores índices de audiência e pela geolocalização.

Ponto para o facebook, amigos digitais! Essa ferramenta está cada vez mais interessante e você pode conferir que grandes contas do facebook já estão produzindo conteúdo nela.

A verdade amigos digitais, é que nesse momento o facebook está um passo a frente nas soluções para quem usa essa ferramenta de "lives" mais intimista, pois apesar do youtube possuir essa ferramenta há muito mais tempo que periscope e facebook por exemplo, pesa a favor do facebook o tamanho da sua base de usuários e o modo mais "casual com que esta ferramenta está sendo tratada dentro da rede social de Marck Zuckerberg."

Para acessar a ferramenta direto: https://www.facebook.com/livemap