28°
Máx
17°
Min

O Facebook nosso de cada dia mudai hoje e sempre, amém!

Olá amigos digitais,

Eu juro que não gostaria de falar mais uma vez em sequência, do glorioso Facebook.

Mas foi inevitável, pois pra quem ainda não sabe, o facebook anunciou na semana passada mais uma mudança nos seus algoritmos.

O que isso implica?

Pois bem, na sua timeline do facebook vai aparecer muito mais posts de amigos do que de fanpages (páginas do facebook).

Não é de hoje que o facebook restringe a audiência de fanpages, obrigando os seus administradores a comprar mídia para alcançar mais pessoas. Desde 2013 ele vem reduzindo o alcance dessas páginas e obrigando que seus administradores paguem se quiserem alcançar mais fãs da sua própria base.

Amigos digitais, não existe almoço grátis! Infelizmente quando você entrou no facebook e aceitou aquele gigante termo de uso (que muitos não leram), ficou combinado entre você e o “Mark” (dono do facebook) que ele mudaria as regras do jogo a qualquer momento, sem consultá-lo.

Apesar da mudança, não há nada de novo nessa relação. “Tio Mark” quer que você empresa pague pela audiência que desfruta no facebook e está um pouco preocupado também com o usuário comum (pessoa física) que em algumas pesquisas realizadas, andou sinalizando estar insatisfeito por ver menos atualizações de amigos e mais atualizações de páginas.

A preocupação de Mark obviamente é a de manter o Facebook no topo o maior tempo que puder, e todos nós sabemos que a principal ameaça ao Facebook nos dias de hoje, é o próprio Facebook (assunto inclusive para um próximo artigo).

Para empresas a dica é a seguinte: Apostem forte no conteúdo audiovisual e nas transmissões ao vivo (vide meu texto anterior). O alcance ainda é maior nesse tipo de postagem pois “tio Mark” está muito interessado que a sua rede social ganhe destaque e capilaridade nesses dois formatos (ainda em desenvolvimento no facebook).

Não esqueçam também de estimular o envolvimento da sua base de fãs em todos os seus posts, e apesar de óbvio desde o início da relação entre você empresa e o facebook, comece a enxergá-lo como meio e não fim.