22°
Máx
17°
Min

A arbitragem no Paraná é amadora

A arbitragem no Paraná é uma verdadeira lástima, não só no futebol profissional como também no futsal. E ninguém faz nada para melhorar o nível de conhecimento dos ‘apitadores’.

O que estamos presenciando no atual Campeonato Paranaense de Futebol é lamentável. Equipes são prejudicadas com interferência direta nos resultados por falta de capacidade dos homens que conduzem as partidas. Na Chave Ouro do Estadual de Futsal, a lambança é ainda maior. Sem fiscalização por parte das federações e principalmente sem cursos de reciclagem, a possibilidade de mudanças a curto prazo é zero.

Em muitos casos não se trata de má intenção do juiz que erra na marcação de uma falta, na decisão de aplicar um cartão amarelo ou vermelho, é pura falta de conhecimento de algumas regras básicas. Não podemos e nem devemos apenas criticar e cobrar daqueles que apitam, mas sim cobrar dos dirigentes a definitiva profissionalização da arbitragem no Paraná.

A imprensa esportiva tem que dar sua contribuição e não se omitir em relação a essa questão tão importante para a modernização do esporte em nosso estado.