24°
Máx
17°
Min

De braçada em braçada, a natação de Ponta Grossa chegou lá

(Foto: Diego Machado) - De braçada em braçada, a natação de Ponta Grossa chegou lá
(Foto: Diego Machado)

A natação em Ponta Grossa ocupa lugar de destaque hoje entre as principais cidades do Paraná. Mas nem sempre foi assim. Não precisamos voltar muito no tempo para relembrarmos que a modalidade era mantida graças aos pais de atletas que, com o chapéu nas mãos, arrecadavam algumas migalhas para despesas de viagens e compra de material.

Felizmente isso mudou, mesmo sem a participação efetiva do poder público.

A persistência de abnegados, como o empresário Roberto Mriszka e sua esposa Valquiria, transformaram a natação local do estágio amador para a uma graduação parecida com a dos principais clubes do estado.

Esta transformação foi possível a partir da vinda do experiente professor Alexandre Pina, referência na revelação de talentos. Pina estava em Maringá e acabou aceitando o convite de Mriszka e implantou aqui sua filosofia de trabalho. Nos últimos três anos a base da natação local foi reestruturada e os frutos começam a ser colhidos.

A jovem Ingrid Stocco, de 15 anos, disputará uma vaga para o Mundial no Canadá. Verônica Balsano, que percorreu o mundo nadando por outras cidades, irá formar a equipe master de Pina. Sem contar que a Federação Paranaense de Esportes Aquáticos escolheu Ponta Grossa para sediar as etapas mais importantes do Campeonato Regional.

A exemplo de outras modalidades, a natação em nossa cidade cresce graças ao empenho de desportistas que abraçaram a causa e que não visam nenhum tipo de retorno comercial ou político.

De braçada em braçada nossa natação avança para dias melhores sem perda de tempo.

O expressivo número de atletas nas categorias Petiz 1 e 2, Mirim, Juvenil e Master formam um grande time que quase sempre tem alcançado bons resultados e marcas importantes para uma cidade onde o esporte não é visto por muitos como investimento e sim como despesa.

Investir no esporte é uma valiosa contribuição para um futuro de cidadãos de caráter.