22°
Máx
17°
Min

Atletiba: Primeiro o "campo e bola", depois as polêmicas!

- Atletiba: Primeiro o "campo e bola", depois as polêmicas!

Normalmente em uma semana de Atletiba a discussão em relação ao “campo e bola” ocupa o último lugar na pauta dos torcedores. Os dias que antecedem o maior clássico do estado são marcados por polêmicas, debate sobre ingressos, tabus e personagens. Mas, acredite, o resultado da 16ª decisão entre os rivais passará muito pelas estratégias de cada time. Você vai ver nas próximas linhas o que pensam os técnicos e como cada time deve se comportar no primeiro encontro da final.

Prováveis escalações para o primeiro Atletiba decisivo: Treinadores vão lidar com desfalquesProváveis escalações para o primeiro Atletiba decisivo: Treinadores vão lidar com desfalques 

Juan não vai jogar na Arena. Não há no elenco opções da mesma característica para substituí-lo. Pode procurar no banco de reservas e você não vai encontrar. Vinicius e Thiago Lopes pertencem a um grupo de jogadores de outro tipo. O primeiro é velocista e se destaca pelas vitórias individuais no um contra um. Assim ele ajudou a resolver o Atletiba da primeira fase na Arena. A possibilidade do jogo se desenhar para o contra-ataque Alviverde transforma Vinicius na melhor (não a ideal) opção para substituir Juan.

Vinícius foi o substituto de Juan na vitória contra o PSTC: dificuldade contra times que não permitem espaço para a velocidadeVinícius foi o substituto de Juan na vitória contra o PSTC: dificuldade contra times que não permitem espaço para a velocidade 

O Atlético também tem um desfalque que interfere diretamente no seu modelo de jogo. Otávio está suspenso. O volante não repete o mesmo desempenho de 2015, os erros na atual temporada são mais frequentes. Mesmo assim, a diferença para Deivid é enorme. Deivid marca muito e joga pouco. Característica que pouco tem a ver com as exigências do futebol atual. Ainda mais em um time em que a organização ofensiva passa pelos homens que jogam à frente da defesa. A entrada de Deivid impacta em Jadson, que deixe de ser o volante de infiltração para fazer a função de Otávio.

Sem Otávio,Jadson recua para organizar o time a partir da defesa. Deivid se transforma no volante mais ofensivo, por mais paradoxal que isso seja.Sem Otávio,Jadson recua para organizar o time a partir da defesa. Deivid se transforma no volante mais ofensivo, por mais paradoxal que isso seja. 

Algumas coisas não vão mudar. Já faz parte da identidade do Coritiba a pressão alta na fase defensiva, para impedir a saída de bola dos volantes do Atlético. Quando perguntado sobre alguma qualidade do time rubro-negro, Gilson Kleina não demora para apontar a capacidade de organização dos volantes Atleticanos. O técnico do Coxa tentará anula-los, assim como fez na vitória em março na Arena. Aliás, a montagem do time para marcar pressão no campo do adversário foi algo planejado já na pré-temporada. Saber o que quer para a própria equipe é fundamental.

Coritiba pressiona saída do Atlético na vitória de março na Arena: volantes do Furacão preocupam Gilson Kleina (Reprodução: PFC)Coritiba pressiona saída do Atlético na vitória de março na Arena: volantes do Furacão preocupam Gilson Kleina (Reprodução: PFC) 

Outro fato previsível para o primeiro Atletiba decisivo é a composição do ataque no lado Rubro-negro. Paulo Autuori não vai precisar responder sobre a dupla André Lima e Walter. O primeiro está suspenso, o segundo terá mais uma chance de voltar a jogar no seu nível normal. Os movimentos de Walter já são conhecidos. Normalmente saí da área para dar superioridade numérica pelos lados (o direito é o seu preferido). O camisa 18 saí da referência e abre espaço para algum dos meias. A mobilidade causa confusão nas ações dos zagueiros. Em 2016 tem dado menos resultado, mas pode funcionar com Pablo preenchendo a área. 

Walter saí da área para fazer o time jogar: Movimento confunde os zagueiros (Reprodução: PFC)Walter saí da área para fazer o time jogar: Movimento confunde os zagueiros (Reprodução: PFC)

Tomara que seja um clássico mais da bola e menos das polêmicas.