20°
Máx
14°
Min

Perfil Kazim: A herança de uma camisa e como ele pode jogar no Coritiba

A temporada atual do Coritiba tem sido frágil, principalmente sob o ponto de visto dos resultados. A justificativa com base orçamento curto é consequência de um olhar míope. O pouco dinheiro em caixa diminuiu o direito do erro, mas não pode explicar todas as decisões. A falta de recursos transforma a chegada exótica de Kazim-Richards na principal contratação do Coxa para a temporada. O próprio clube reconhece esse status quando entrega ao Inglês-turco a camisa 10, “aposentada” desde Alex. Kazim tem recursos técnicos para ser útil, mas não para cumprir a expectativa formada pelo número que vai usar a partir do dia 20, quando estará aberta a janela de "importação" no futebol brasileiro. 

kazim será o camisa 10 do Coritiba (Reprodução Coritiba)kazim será o camisa 10 do Coritiba (Reprodução Coritiba)

Kazim teve uma carreira de transformação, em relação ao seu posicionamento. A formação no futebol Inglês fez  Kazim dominar a função de extremo, meia/atacante de lado de campo. Neste tipo de posição a capacidade física é fundamental para defender e atacar pelo corredor. A principal qualidade de Kazim é (ou era) justamente o potencial físico, o que possibilitou que ele fosse um jogador com colaboração fundamental para o jogo coletivo dos times em que passou. Na EURO-08, Kazim foi peça importante na Turquia semifinalista do torneio (participou dos cinco jogos da campanha) exatamente neste posicionamento. Ele combinava a colaboração defensiva com a capacidade de vencer os duelos contra os laterais adversários, com velocidade e explosão.

Kazim em atuação pelo Blackburn na Premier League (Reprodução Instats)Kazim em atuação pelo Blackburn na Premier League (Reprodução Instats) 

No Fenerbahce, Kazim ainda atuou como extremo e era uma espécie de 12º titular do time de Zico (como lembrou Alex nas entrevistas recentes), que chegou até as quartas de final da Liga dos Campeões. Ainda no clube turco, O lendário técnico espanhol, Luis Aragonés, iniciou a transformação de Kazim em camisa 9. A transferência para o Feyenoord consolidou jogador como centro avante.

kazim jogou como "9" na maioria dos jogos nas últimas temporadas (Reprodução: Wyscout)kazim jogou como "9" na maioria dos jogos nas últimas temporadas (Reprodução: Wyscout) 

O sucesso no futebol holandês foi imediato. Logo na primeira temporada (2014/2015), a melhor média de gols da carreira de Kazim. Foram 12 gols em 29 jogos na Evedivisie. Um desempenho bem melhor do que a média histórica do atacante que é de 0,2 gol por partida. Para entender a melhor temporada em gols da carreira de Kazim é  fundamental um olhar para o modelo de jogo do clube holandês a época. O atacante era a base do jogo do Feyenoord, que atacava sempre com bolas longas para explorar a força física do seu centro avante. Era um time formado para construir os seus ataques com bolas longas, um jeito que beneficiou Kazim. 

Kazim se transformou é especialista em jogar de costas (Reprodução: Wyscout)Kazim se transformou é especialista em jogar de costas (Reprodução: Wyscout) 

Como pivô, Kazim mostrou repertório. Nem tanto pela movimentação e mais pela capacidade de segurar a bola à espera da chega dos companheiros e da participação na construção ofensiva. Kazim se destaca pela força, mas também tem técnica para ajudar o time jogar.

Kazim participa da construção ofensiva: Pivô para tabela curtas (Reprodução curtas)Kazim participa da construção ofensiva: Pivô para tabela curtas (Reprodução curtas)

Hoje Kazim é mais centro avante do que um atacante de lado de campo. No Celtic, os poucos minutos que teve foram atuando como extremo pelo lado esquerdo e não deu certo. Na Escócia, ele fez apenas quatro jogos como titular e marcou um gol. Internamente, o Coritiba enxerga Kazim como meia-atacante para jogar atrás do Kleber, dentro do esquema atual do time, o 4-2-3-1. Seria uma alternativa para a função do Gonzalez, com características completamente diferentes. Kazim esta mais para concorrente de Kleber e menos para companheiro, mas pode render na função que o Coxa deseja. É uma aposta diferente, que pode ser atrapalhada pela herança da camisa 10 e todos os seus simbolismos.  

Mapa de calor mostra setor onde Kazim mais atua (Estatísticas: Wyscout)Mapa de calor mostra setor onde Kazim mais atua (Estatísticas: Wyscout)