27°
Máx
13°
Min

Chuva de Ouro

Fim de semana de chuva, vi mais Olimpíada, Campeonatos pela Europa e Campeonato Brasileiro do que o normal. Vi O Paraná Clube voltar a jogar como aqueles anos todos em que o difícil será ficar na Segunda Divisão, vi o Atlético jogar bem mesmo com 10 desfalques, numa semana conturbada, onde Walter foi dispensado junto com Vinícius, perdeu por 1x0 e merecia pelo menos um empate, pelo volume de jogo das duas equipes. E vi o Coritiba deixar vários tipos de emoções aos seus torcedores. Primeiro, a emoção de um time que jogava bem, dominava o adversário e tomava um gol depois de uma lambança, dando ao torcedor a impressão de que seria mais uma decepção amarga. Mas, logo depois do empate, aquele chute de fora da área do Iago e o torcedor foi premiado com uma vitória convincente. Em cima da melhor zaga do Brasileirão.

  Como diria o atacante Walter, “acabou foi tudo”. Não tem mais título que o Brasil não venceu no futebol. Se faltava o ouro, nós temos o ouro Olímpico. E a minha medalha de ouro vai para os organizadores da Rio 2016. E eu sei que a perfeição não existe, mas perto do que muita gente imaginava, foram superadas as previsões dos mais otimistas.

Há dois anos, eu conversava com um funcionário do COB, um amigo próximo. Desde que o Rio foi escolhido como sede, ele se mudou para lá para trabalhar nas Olimpíadas. Perguntei se a Olimpíada seria uma vergonha para o povo brasileiro. Ele me respondeu com bastante certeza que eu precisaria separar a política brasileira e a briga de poder das ações dos técnicos, professores, organizadores do COB e do COI. Ele me convenceu que as Olimpíadas, as competições, os locais de provas e jogos iriam acontecer de forma exemplar e que seriam muito bem organizadas, desde a abertura até o encerramento. Então, comecei a entregar o que ele me vendeu, com bastante otimismo. Obrigado ao Cristiano por eu não ter queimado o meu filme. No que diz respeito ao trabalho esportivo e cultural, as Olimpíadas deram um verdadeiro show. Fim de semana de chuva em Curitiba, chuva no Rio e chuva de Ouro no vôlei, no futebol e medalha de ouro para os torcedores brasileiros...