28°
Máx
17°
Min

Você é paranaense?

- Você é paranaense?

Se você, bicho do Paraná, está em um ambiente desconhecido e não quer puxar papo com cada um para descobrir quem é que vem da Europa Brasileira, aprenda aqui como identificar logo de cara a pessoa com quem você poderá ter uma boa conversa sem sair jururu.

Pela beleza

Caso você não esteja em seu estado de origem, fica muito facilitada a identificação do Paraense mais próximo. Primeiramente procure pela pessoa mais bonita no recinto, aquela que parece europeia, só que melhorada. Achou? A chance de você ter mirado num(a) Paranaense já é de 95%!

A aparência define muito facilmente os nossos conterrâneos. Afinal, ao visitar outros estados do país que não façam parte do sul, somos frequentemente abordados em alguma língua estrangeira por vendedores de bijuterias baratas e brindes de procedência duvidosa para enganar turistas. Se alguém olhar pra você e lhe chamar de "loirinho(a)", tendo você cabelos claros ou não... Fuja, loco! Esse com certeza não é um dos nossos.

Pelo jeito de falar

Ouviu a palavra PIÁ ou VINA no meio da conversa? Na mosca! Paranaense detectado!

Outras formas simples para chamar a sua atenção são:

Usar 'penal' no lugar de estojo (eca), 'sinaleiro' no lugar de semáforo, 'bolacha' no lugar de biscoito (ui), 'bexiga' no lugar de balão, arrodiar, apurar, levar uma coça, campiar, gazear pra tomar uma gasosa, jaguara ou qualquer outra palavra do DICIONÁRIO PARANAENSE.

Pelas atitudes

Se apesar da beleza e o do jeito de falar não foi possível identificar ainda um Paranaense onde você está, sua última chance é reparando se alguém reproduz uma das seguintes atitudes:

  • Discutir com alguém por achar que não tem sotaque algum (atitude corretíssima);
  • Consequentemente rir do sotaque de todo mundo;
  • Puxar assunto falando sobre o tempo louco;
  • Achar que seu estado é o melhor do mundo (atitude corretíssima);
  • Estar sempre bem agasalhado, tirando durante a tarde, quando está calor e é preciso carregar todas as blusas.

E se meeesmo assim você não achou um Paranaense, apure e vaze logo, seu lazarento!