24°
Máx
17°
Min

Confronto de gerações, em Castro

Se interinidade conta, o próximo prefeito de Castro deve mesmo ser alguém que já conhece o posto. Os nomes mais fortes colocados até o momento são os do prefeito Reinaldo Cardoso (PPS) e os do seu próprio vice, Marcos Bertolini (PSDB). A relação dos dois deu tão certo que Bertolini ocupou interinamente o posto várias vezes, em férias e viagens de Cardoso. Agora, acha que é sua vez. A diferença de idade entre eles não é o problema, embora Reinaldo tenha 74 anos e Bertolini 45. O problema está na diferença de pontos-de-vista. A família Bertolini sempre deu suporte – político – à família Cardoso. Reinaldo, na verdade, é o terceiro do clã a ocupar o posto de chefe do Executivo Castrense. Nos anos 60 seu pai, Libânio Estanislau Cardoso, foi prefeito e posteriormente deputado estadual. O irmão mais velho de Reinaldo, Ronie, também foi prefeito. Todos, bem a propósito, médicos no pleno exercício da profissão.

Já Bertolini vem de uma família de empresários. Seu pai é um dos homens mais destacados da comunidade empresarial castrense, e – além de morar a escassos 80 metros da sede do Executivo Municipal – também foi o que se pode chamar de presença influente.

O atual vice-prefeito, ao contrário de Cardoso, que prefere discrição sempre e até o penúltimo segundo, já começou a granjear apoios. O primeiro deles foi uma aliança com o PTN, que quer expandir suas bases em toda a região, a partir da sua “sede” estadual, que é Ponta Grossa, e também do PSL.

O desafio de Bertolini, agora, é mostrar que sua passagem pela vice-prefeitura (assim como por uma das mais importantes secretarias de Castro, e assim também a Associação Comercial daquela cidade) o preparou para o maior desafio de sua promissora vida política.

Reinaldo, por seu turno, é uma espécie de curinga no baralho político de Castro: contra todas as possibilidades, e às vezes sem que ninguém esperasse, apresentou-se como candidato e venceu.

Sem uma terceira força que desequilibre o jogo, vai ser uma briga forte. E dura.