23°
Máx
12°
Min

Desembargadores votam no próximo dia 12 redução do Órgão Especial

No próximo dia 12, os 120 desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) votam a redução do número de magistrados no Órgão Especial da instituição. A proposta seria diminuir de 25 para 11 desembargadores. 

O Blog apurou com alguns desembargadores que dificilmente a alteração vai ser aprovada. Uma das críticas é a concentração de poderes na mão de poucos magistrados. É o órgão especial quem julga políticos com foro privilegiado, como secretários de governo, deputados estaduais, além dos próprios juízes. 

O presidente do TJ, Paulo Vasconcelos, já adiantou que é contra a redução do número de desembargadores do órgão especial. A Associação dos Juízes do Paraná e a Ordem dos advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR) também já se posicionaram de forma contrária.

Apesar do posicionamento, foi o próprio Vasconcelos quem solicitou ao governador Beto Richa (PSDB), por ofício, a alteração na Constituição do Paraná. O projeto foi encaminhado pelo Executivo e depois aprovado na  Assembleia Legislativa.