21°
Máx
17°
Min

Efeito Lava Jato: 20% da população declaram que vão votar em branco ou nulo, revela Ibope

A percepção vista ruas de Curitiba, de pessoas cada vez mais intolerantes e desoladas com a corrupção no Brasil foi traduzida em números pela pesquisa Ibope contratada pela Rádio e Televisão Iguaçu S.A/Rede Massa. Em pesquisa estimulada, 20% dos eleitores ouvidos pelo instituto disseram que vão anular o voto ou votar em branco na eleição para a prefeitura de Curitiba.

Para se ter uma ideia, se os votos brancos e nulos fosse um “candidato”, ele estaria embolado com os candidatos Rafael Greca (PMN) e Gustavo Fruet (PDT). O “branco/nulo” teria mais votos que o deputado estadual Requião Filho (PMDB), por exemplo.  

O motivo desta expressiva descrença na política tem a ver com a operação Lava Jato da Polícia Federal e Curitiba está no epicentro – já que a investigação é conduzida pela superintendência da PF do Paraná e julgada, principalmente, pelo juiz Sérgio Moro da 13º Vara Federal de Curitiba. A Lava Jato revelou o maior esquema de corrupção do Brasil já descoberto.

Se os dados se mantiverem na eleição, ou seja, se de fato 20% dos eleitores de Curitiba decidirem votar nulo/branco o resultado será três vezes maior que o porcentual registrado na eleição de 2012. Na disputa passada, 2,42% votaram em branco e 4,21% anularam.  

Metodologia:

Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 02 e 06 de julho de 2016.

Tamanho da amostra: foram entrevistados 805 eleitores.

Margem de erro: a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Solicitante: pesquisa contratada por RÁDIO E TELEVISÃO IGUAÇU S/A.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Curitiba sob o protocolo Nº PR05852/2016.