28°
Máx
17°
Min

Gustavo Fruet se reúne com Beto Richa para pedir apoio na eleição

- Gustavo Fruet se reúne com Beto Richa para pedir apoio na eleição

O governador Beto Richa (PSDB) recebeu o prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT) para uma reunião. O encontro aconteceu na quarta-feira no Palácio Iguaçu. Na pauta, questões sobre saneamento. Mas não foi só isso.

Conta uma boa fonte, com trânsito nos gabinetes do 3º andar da sede do Poder Executivo do Paraná,  que Gustavo Fruet está buscando o apoio de Richa para a reeleição. Os dois já foram aliados muito próximos, mas se afastaram. Fruet resolveu deixar o PSDB e se aninhar no PDT.

Na última disputa pela prefeitura de Curitiba, em 2012, os dois estiveram em lados opostos. Richa apoiou de forma incondicional o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB), que acabou derrotado por Fruet. Desde então, os dois trocaram algumas farpas públicas. Um dos temas que gerou divergência entre eles foi a questão da desintegração do transporte público.

Depois destes desentendimentos, Fruet agora dá sinais de que gostaria de contar com o apoio do governador para se reeleger. Com a eleição até aqui apontando para uma polarização entre o atual prefeito e o candidato Rafael Greca (PMN), Fruet quer contar com Richa para se reeleger. E a estratégia do prefeito é se aproximar do governador tucano. Esta reunião foi o primeiro passo prático do plano de Fruet.  

O Blog apurou que as conversas estão progredindo, o que não significa, porém, que os dois estarão juntos na eleição que se avizinha. Inclusive, Fruet estaria em tratativas com outros representantes do Palácio Iguaçu -- como o atual secretário da Casa Civil, Valdir Rossoni (PSDB).

A resposta do governador Beto Richa sobre esta aproximação de Fruet deve sair no fim do mês de julho. A fonte conta que "existe a possibilidade de um acerto, por mais improvável que pareça" -- se referindo ao afastamento entre ambos.

O que Richa ganharia apoiando Fruet? O compromisso do prefeito de apoiá-lo na candidatura ao Senado Federal em 2018.