21°
Máx
17°
Min

PMDB, Sciarra e Lupion disputam a direção da Itaipu

Foto: Arnaldo Alves/ ANPr - PMDB, Sciarra e Lupion disputam a direção da Itaipu
Foto: Arnaldo Alves/ ANPr

O comando da Itaipu Binacional segue indefinido, mas sobram indicações de nomes para assumir a entidade. Recentemente o PMDB do Paraná entrou na briga para indicar o futuro presidente e conselheiros da binacional. 

Os nomes mais comentados no meio político para assumir a Itaipu são: Eduardo Sciarra, ex-deputado federal e presidente do PSD do Paraná e do também ex-deputado federal Abelardo Lupion (DEM). Quem entrou na briga foi o PMDB paranaense. Deputados estaduais e federais do PMDB solicitaram uma reunião com o presidente Michel Temer para tratar do assunto. Os peemedebistas paranaenses querem indicar um nome para assumir a Itaipu. 

Enquanto a definição não vem, o impasse permanece. O contrato dos atuais conselheiros da margem esquerda (brasileira) venceu recentemente e, como não houve renovação e as nomeações do presidente Temer ainda não foram feitas, há um vácuo no colegiado aguardando as definições de Brasília. 

O blog antecipou na semana passada que o conselheiro Maurício Requião (PMDB) havia pedido demissão do cargo -- já prevendo a saída por conta do posicionamento do senador Roberto Requião (PMDB) que foi contrário ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).