24°
Máx
17°
Min

Rodrigo Maia derrota candidato de Cunha e Temer e é o novo presidente da Câmara

Terminou na madrugada desta quinta-freira (14) a eleição para a presidência da Câmara Federal. 

E ao contrário das expectativas, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM) venceu o colega Rogério Rosso (PSD) no segundo turno e é o novo presidente da Câmara dos Deputados.

A eleição de Maia significa duas importantes derrotas: a do presidente interino da República, Michel Temer, e a do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). Nos bastidores, Rosso tinha o apoio velado dos dois peemedebistas. 

Maia entrou na disputa pela presidência da Casa como um azarão, com apoio de poucos parlamentares -- ele nem sequer tinha a unanimidade dentro do DEM.

Mas ao passar das horas, acabou recebendo importantes apoios -- especial do PSDB. Com a derrota do deputado Marcelo Castro (PMDB), Maia amealhou votos importantes que o conduziram até a presidência da Câmara. 

Vence Maia, mas principalmente o PSDB que já pensa em suceder Maia no comando da Casa. Perde Temer, Cunha e o chamado "Centrão" que inclui 12 partidos e pensava ter mais poder do que realmente tem.

A eleição de Rodrigo Maia mostra mais uma vez que os interesses dos deputados estão acima de qualquer outro -- inclusive do Palácio do Planalto.