27°
Máx
13°
Min

TCU entrega lista de indícios de irregularidades na prestação de contas dos candidatos

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Aroldo Cedraz, vai entregar nesta segunda-feira (5) a primeira lista de indícios de irregularidades encontrados na prestação de contas dos candidatos às eleições de outubro. A relação será entregue ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes. 

Uma parceria entre os tribunais permite que as informações enviadas por candidatos e partidos políticos sobre arrecadação e despesas de campanha sejam cruzadas com registros de outros bancos de dados com o objetivo de encontrar possíveis indícios de irregularidade. 

Como a prestação de contas de campanha deve ser enviada à Justiça Eleitoral a cada 72 horas, o TCU vai elaborar relatórios semanais. 

Nas eleições municipais deste ano, passou a vigor a alteração introduzida pela Reforma Eleitoral 2015. Agora, as doações recebidas e os gastos de campanhas, que constam na prestação de contas, devem ser informados a cada 72 horas à Justiça Eleitoral, contados do recebimento do crédito em conta corrente.