24°
Máx
17°
Min

Chegou a hora do funil das eleições

Até 15 de agosto, conheceremos os candidatos à prefeitura de Maringá (Foto: EBC) - Chegou a hora do funil das eleições
Até 15 de agosto, conheceremos os candidatos à prefeitura de Maringá (Foto: EBC)

Aberto o prazo das convenções partidárias, as negociações entre as lideranças dispostas a compor alianças aumentam. Faltam poucos dias para fechar o quadro eleitoral. No dia 5 de agosto termina o prazo para se fechar as coligações. Depois tem mais um respiro, com prazo até 15 de agosto, para o registro oficial de todos os candidatos.

De dez pré-candidatos, Ana Lúcia Rodrigues (PC do B), César Moreno (PPS), Doutor Batista (PMN), Edson Scabora (PV), Evandro Oliveira (PSDB), Flávio Vicente (Rede), Humberto Henrique (PT), Silvio Barros (PP), Ulisses Maia (PDT) e Wilson Quinteiro (PSB), acredito que teremos oficialmente de seis a oito candidatos.

É preciso aguardar os bastidores, os acordos para definição dos vices, participação num futuro governo para indicação de nomes em secretarias, além da formação de chapas de candidatos a vereadores que contemplem os principais postulantes ao Legislativo de cada sigla envolvida.

Neste momento também se discute grana, financiamento de campanha e tem muita importância a soma dos partidos no tempo da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, que este ano vai ser pulverizada, com o aumento das inserções ao longo do dia e um menor tempo nos programas tradicionais. Vamos ter uma campanha de vinhetas, de mensagens rápidas, diferente. Quem quiser se aprofundar, vai precisar recorrer à internet, onde a campanha promete se intensificar. Mas para começar o jogo, é preciso aguardar a passagem pelo funil das convenções.