26°
Máx
19°
Min

32ª Bienal de SP anuncia lista final de artistas

O cineasta Leon Hirszman e os artistas Frans Krajcberg, que, aos 95 anos, vai exibir criações inéditas, Jonathas de Andrade, Ana Mazzei, Maria Thereza Alves e Wlademir Dias-Pino são alguns dos nomes da lista final de participantes da 32ª Bienal de São Paulo, divulgada nesta quarta-feira, 4, pelos organizadores do evento. Sob o título Incerteza Viva e com curadoria-geral de Jochen Volz, a edição, a ser inaugurada em 10 de setembro, vai ser composta por trabalhos de um total de 81 criadores e coletivos de 33 países selecionados pela equipe curatorial.

"Estamos buscando compreender diversidades, olhar para o desconhecido e interrogar aquilo que tomamos como conhecido", afirma Jochen Volz no comunicado da 32.ª Bienal. Em 8 de dezembro de 2015, a curadoria da edição, formada ainda pela sul-africana Gabi Ngcobo, a brasileira Júlia Rebouças, o dinamarquês Lars Bang Larsen e a mexicana Sofía Olascoaga, anunciou o título da exposição e uma lista de 54 participantes na qual constava o francês Pierre Huygue, os brasileiros Gilvan Samico e Bené Fonteles e o belga Francis Alÿs.

A 32.ª Bienal de São Paulo contará com cerca "de 70% a 80%" de obras comissionadas para o evento, afirma Jochen Volz. Mais ainda, a lista de artistas revela a presença marcante de artistas jovens, nascidos a partir da década de 1970.