27°
Máx
13°
Min

Centro de Artes recebe exposição ‘Ver-se Além do Tempo’

(Foto: Divulgação) - Centro de Artes recebe exposição ‘Ver-se Além do Tempo’
(Foto: Divulgação)

A exposição fotográfica ‘Ver-se Além do Tempo’ acontece no Centro de Artes e Criatividade Iracema Trinco Ribeiro, em Guarapuava, entre os dias 6 e 15 de outubro de 2016. Trata-se do resultado de uma ação de extensão de mesmo nome realizada entre os meses de julho e setembro na Unicentro e que envolveu estudantes do curso de Comunicação Social/Jornalismo e participantes da Unati (Universidade Aberta à Terceira Idade) numa interessante troca de conhecimentos entre gerações.

A finalidade do projeto é utilizar a câmera fotográfica como ferramenta para empoderar mulheres maduras e discutir temas como envelhecimento, autoestima, padrões de beleza, empatia e memória. Os assuntos foram debatidos em encontros semanais e, depois disso, os estudantes tiveram tempo para entrevistar as suas modelos com a finalidade de conhecê-las melhor. Então, realizaram os retratos-perfis, buscando mostrar a essência das mulheres através da escrita com a luz.

A exposição conta com 24 fotografias, sendo duas de cada participante da iniciativa. O projeto foi coordenado pelas jornalistas Maristela Scremin Valério e Scheyla Horst e acompanhado pela coordenadora da Unati, Maria Regina Vargas. “Em nossas ações na Unati, buscamos sempre manter a autoestima dos participantes elevada, o que é um desafio, pois o mundo apresenta a juventude como única possibilidade de ser feliz. Especialmente para as mulheres, a aparência madura ou senil pode significar ausência de beleza, o que é totalmente falso. O projeto objetivou e atingiu a meta de mostrar aos jovens e às idosas envolvidas que o envelhecimento é mais uma fase da vida, em que é possível desconstruir tabus e construir sonhos”, afirmou Maria Regina.

Colaboração Rede Sul de Notícias.