22°
Máx
16°
Min

Coleção Campos Gerais abre inscrições para novos produtos

(Foto: Divulgação) - Coleção Campos Gerais abre inscrições para novos produtos
(Foto: Divulgação)

A Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur) encerra nesta sexta-feira (29) o processo de Seleção de Novos Produtos para composição da Coleção Campos Gerais 2016. Os interessados devem preencher a Ficha de Inscrição disponível no site Rota dos Tropeiros , disponibilizar um exemplar de cada produto inscrito e entregá-los nos órgãos oficiais de turismo dos municípios participantes.

Em sua 3ª edição, o projeto traz duas novas categorias de produtos: além de artesanato é possível inscrever souvenires de pontos turísticos e produtos gastronômicos. Podem participar da seleção pessoas que moram em um dos municípios integrantes da Região Turística Campos Gerais do Paraná: Carambeí, Castro, Ipiranga, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

Na primeira edição, com abertura de edital em 2012, foram selecionados oito artesãos com vinte produtos. Entre eles, objetos de decoração, bottons, chaveiros, quadros e brincos. Todos são serve como opção para presentear e, ao mesmo tempo, mostrar os ícones que representam os Campos Gerais.

Os produtos escolhidos passam por uma série de quesitos, atendendo às demandas do mercado e focando na matéria-prima presente em cada localidade. Desde 2012, os participantes que compuseram o primeiro edital passaram por avaliações técnicas através de consultor especialista em design. Em alguns casos, foram realizadas alterações até que o produto chegasse ao design atual, que está sendo mostrado e ‘selado’.

Toda a Coleção Campos Gerais é identificada por um selo. Além de representar a região dos Campos Gerais através dos produtos e de valorizar seus produtores, a Coleção Campos Gerais possibilita a prospecção de novas oportunidades de comercialização do material desenvolvido. A Coleção estará na maioria dos estabelecimentos ligados ao turismo das cidades dos Campos Gerais que fazem parte do Programa de Regionalização do Turismo do Governo Federal. Além disso, Adetur Campos Gerais atuará como articuladora e promotora principal dos produtos, por meio da produção de um catálogo e peças promocionais. Estes recursos serão utilizados como instrumentos para a prospecção de novas oportunidades de comercialização dos produtos. 

Colaboração Assessoria de Imprensa.