22°
Máx
14°
Min

Exposição 'Negra Curitiba' chega a Peabiru

(Foto: Divulgação) - Exposição 'Negra Curitiba' chega a Peabiru
(Foto: Divulgação)

A exposição “Negra Curitiba”, da fotógrafa Socorro Araújo, está aberta para visitação a partir desta quarta-feira (25), na Casa de Cultura Professora Nely Pinheiro em Peabiru (a 15 quilômetros de Campo Mourão). As imagens que compõem o ensaio buscam dar visibilidade às tradições afro-brasileiras e o seu empoderamento no Paraná.

As fotografias foram produzidas em espaços historicamente ligados às mulheres negras na cidade de Curitiba, relacionando imagens de pinturas de populações negras no século XIX. Elas retratam cenas que evocam a força, riqueza histórica e social do trabalho e das tradições da cultura negra, já retratadas nas pinturas de Debret na primeira metade do século XIX.

O objetivo, segundo a artista Socorro Araújo, é contribuir para a conscientização da população para o reconhecimento e fortalecimento das características socioculturais e a preservação de seus valores étnicos.

A exposição é fruto de uma parceria da divisão de Cultura de Peabiru com o Museu Paranaense, sendo a primeira cidade do interior do estado a recebê-la. “Graças à sensibilidade da direção do Museu Paranaense, temos a oportunidade de trazer para o interior do Paraná essa bela e rica exposição que agora vai estar aos olhos dos peabiruenses e interessados”, declarou o chefe da divisão, Jair Elias dos Santos Júnior.

Segundo Junior, as equipes multidisciplinares das escolas da rede municipal e estadual serão convidadas para visitar a exposição com os alunos. O objetivo é estimular a discussão, reflexão e conscientização sobre questões que abordem a diversidade racial.

Colaboração Prefeitura de Peabiru