24°
Máx
17°
Min

Exposição “O Som do Olhar” une fotografia e música em Maringá

Exposição “O Som do Olhar” une fotografia e música em Maringá

A exposição “O Som do Olhar”, que une os trabalhos realizados pelo fotógrafo Rafael Saes e pelo músico compositor Paulinho Shoffen, está aberta a partir desta sexta-feira (3), às 20h, no Museu de História e Arte Hélenton Borba Cortes, no Teatro Calil Haddad. A mostra fica até o dia 27 de junho, com entrada franca.

São 12 fotografias, resultado da interação artística entre o fotógrafo e o músico em 2014. Cada imagem inspirou uma canção de Schoffen, que por sua vez conduziu à composição das imagens de Saes. Naquela ocasião, o projeto foi contemplado pelo edital Cultura 2014, que levou projetos culturais de várias áreas para cidades que receberiam os jogos da Copa do Mundo, neste caso, Curitiba.

A exposição fica aberta das 8h às 20h de segunda a sexta-feira e das 14h às 18h nos finais de semana.

Inspirações

A mostra é um convite ao jogo entre o som e a imagem. Além disso, as fotografias compostas por Rafael Saes se baseiam na técnica e obra do pintor norte-americano Edward Hopper (1882 - 1967), reconhecido por suas pinturas realistas e cotidianas em diversos cenários.

Inspirado nas técnicas de luz e sombra e nas representações realistas cotidianas de Hopper, Saes propõe retratar cenas da vida real revelando a subjetividade do personagem em cena, colocando-se como um observador que narra a cena por meio da imagem.

Saes se inspirou, além da solidão impressa nas imagens de Hopper, no contraste entre luz e sombra, entre o interior versus exterior tanto no cenário quanto na subjetividade da personagem retratada em contraponto ao social, e também, a figura feminina introspectiva. A inspiração no processo criativo se justifica tanto pelo objetivo de resgatar o realismo das cenas cotidianas quanto à valorização das subjetividades envolvidas.

O objetivo da Saes e Shoffen era criar um projeto artístico no qual a transversalidade é eixo que possibilita a ressignificação da arte.

Colaboração Prefeitura de Maringá