23°
Máx
12°
Min

Exposição retrata o cotidiano dos últimos gorilas do mundo

(Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa) - Exposição retrata o cotidiano dos últimos gorilas do mundo
(Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa)

Pelas lentes do empresário Raul Frare será possível ver as imagens dos últimos gorilas que vivem no mundo. O registro do empresário que visitou mais de 100 países será o tema da nova exposição da galeria do Park Gourmet, no ParkShoppingBarigüi, que será aberta ao público na terça-feira (14). Atualmente, restam menos de 800 primatas e boa parte vive nas profundezas das florestas da África, em um lugar lendário: as Montanhas de Virunga.

A mostra “A montanha dos gorilas” retrata a vida selvagem desses habitantes ameaçados de extinção em um dos lugares mais remotos do planeta, em meio à cadeia de oito vulcões. Raul Frare foi até a África Ocidental para registrar, de perto, o comportamento de um dos seres mais emblemáticos do mundo.

Para chegar até os gorilas, Frare precisou caminhar por três horas subindo as montanhas de Virunga. No trajeto, sempre acompanhado de um guia, o viajante pode contemplar, por uma hora, os primatas em seu habitat natural. “Neste momento, ficamos integrados com uma família de 15 gorilas. Foi incrível ver a semelhança com os humanos, a ternura da mãe com os filhotes, por exemplo. É emocionante”, conta. Realizada no ano passado, a viagem de 15 dias começou pela Tanzânia, seguindo até Ruanda, onde estão localizadas as montanhas, e encerrando em Eritrea.

Em sua aventura, Frare se deparou com a realidade de um lugar inóspito, porém que sofre com a caça ilegal. A exposição, como reforça Frare, apresenta uma mensagem de reflexão sobre os problemas que a natureza vem enfrentando.“Foi uma das aventuras mais emocionantes da minha vida e a principal mensagem transmitida nas minhas fotos é a importância da preservação da natureza”, destaca Frare. “Essa é uma região de fronteira e acabou sofrendo com a guerra. O reflexo dos problemas está nas mortes dos gorilas, símbolos africanos”, pontua o empresário.

No coração da África vivem os últimos gorilas do mundo. Aproximadamente 400 primatas estão no Parque Nacional Impenetrável de Biwidi, em Uganda, e a outra metade nas montanhas de Virunga, ao longo da fronteira entre Ruanda, República Democrática do Congo e Uganda.

Colaboração Assessoria de Imprensa.