27°
Máx
13°
Min

Exposição Sonhos é aberta na Biblioteca de Cascavel

Foto: Assessoria - Exposição Sonhos é aberta na Biblioteca de Cascavel
Foto: Assessoria

Fotografias, poesias, esculturas, desenhos, produções audiovisuais e pinturas, são as formas encontradas pelos adolescentes do Creas II (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para expor seus sonhos, na 4ª edição de Expressões Artísticas. A exposição está disponível para visitação na Sala Verde da Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos até o dia 2 de setembro, das 8 às 19 horas.

Cerca de 100 peças compõem a exposição, todas desenvolvidas nas oficinas de arte e cultura promovidas pelo Creas II. “A ideia é justamente que eles se expressem através dessas oficinas, que tenham essa chance”, ressaltou a coordenadora do Creas, Paula Boaventura.

“Para nós é muito importante receber essa exposição e fazer com que as pessoas vejam o lindo trabalho desenvolvido no Creas”, destacou a secretária de Cultura, Cléia Kamierski.

“Temos que agradecer a Secretaria de Cultura pelo espaço. Cada peça aqui expressa o sonho desses adolescentes, é a oportunidade deles pensarem, o que querem para si. Quando fazemos com que esses meninos tenham oportunidade para realizar um sonho, isso não tem preço. Eles estão no caminho certo. Gostaria que as pessoas que viessem conferir a exposição se colocassem no lugar desses artistas, esse é o nosso objetivo", declarou a secretária de Assistência Social, Inês de Paula.

“As expressões deles nas obras são muito subjetivas e buscamos dar voz a esses sonhos, muitas vezes deixados de lado pela sociedade”, explicou a educadora social Gisele Hansen.

Na cerimônia de abertura da exposição, na Biblioteca, os artistas apresentaram um rap sobre bullying e agradeceram pelo espaço oferecido pela Secretaria de Cultura. “Pensei que não iria aparecer tanta gente para ver as obras. É muito bom ter esse espaço para se expressar”, avalia um dos adolescentes atendidos pelo Creas, cujo sonho é ser jogador de futebol.

“Todas as oficinas são bem legais, minha preferida é a de hip hop”, comenta outro adolescente do Creas II. Seu sonho: “Quero um mundo com paz, carinho e amor”.

Durante os meses de agosto e setembro, a exposição itinerante percorrerá diversos locais. A visitação é gratuita. Confira:

  • 16 a 26 de agosto – Teatro Municipal de Cascavel
  • 29 de agosto a 2 de setembro – Biblioteca Pública
  • 5 a 12 de setembro – Shopping JL
  • 13 a 21 de setembro – Hall de entrada da Prefeitura Municipal de Cascavel
  • 22 a 27 de setembro – Acic (Associação Comercial de Cascavel)
  • 28 de setembro – Unipar - 1º Seminário de Socioeducação

Colaboração: Assessoria