27°
Máx
13°
Min

Exposições de artistas ponta-grossenses seguem em cartaz

(Foto: Divulgação) - Exposições de artistas ponta-grossenses seguem em cartaz
(Foto: Divulgação)

O público pode apreciar, até o dia 31 de maio, três exposições em espaços administrados pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC). A Estação Arte abriga mostras coletivas de artistas ponta-grossenses, inseridas nas programações da 14ª Semana Nacional de Museus e 30ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei, enquanto o hall do Centro de Cultura (Sala Avelino Vieira) recebe exposição do artista Osiris Guimarães. A visitação é gratuita.

“Neste mês de maio optamos por enaltecer o trabalho dos artistas visuais ponta-grossenses. Assim, o público tem a oportunidade de conhecer e valorizar o que está sendo produzido em nossa cidade”, frisa a coordenadora do Setor de Artes Visuais da FMC, Mariângela Digiovanni.

A exposição ‘Causos e Lendas de Ponta Grossa’ reúne 10 telas em acrílico do artista plástico Osiris Guimarães. “Nesta série ele pesquisou lendas locais e ilustrou este material riquíssimo sobre a nossa cultura e nossa história, seguindo técnicas do expressionismo, mas de uma forma bem-humorada”, explica Digiovanni. As obras integram o Acervo Municipal de Obras de Arte, sob guarda da Fundação de Cultura.

A Estação Arte recebe a exposição ‘Paisagens Culturais’, com trabalhos de 26 artistas locais que retratam paisagens dos Campos Gerais, englobando os três pilares que compõe a cultura regional: a natureza, as construções e o ser humano. “Possuímos um mosaico de bens culturais no nosso país e essa mostra vem ao encontro da necessidade da valorização das culturas e da diversidade paisagística da região”, afirma a coordenadora.

Participam da exposição os artistas Beto Carlinhos, Daniel Masetto, Delmy Kapp, Edinaldo de Paula, Fátima Lourenço, José Henrique Rodrigues, Lenita Stark, Luiza Antonieta Taques, Manosso, Mara Toledo, Marcelo Schimaneski, Marco Hansen, Marga Cominato, Marilda Martincoski, Neucy Martins, Ozires Guimarães, Peterson Strack, Roberto Rodrigues, Rosane Volpi, Rute Yumi Onnoda, Sebastião Natálio, Sidnei Mariano, Solange Leminski, Veraliz Cominato (in memoriam), Zelinda Oliveira e Zunir Andrade.

Já no Mezanino da Estação Arte estão reunidas obras de estilo livre dos artistas ponta-grossenses Marga Cominato, Delmi Kapp, Cristina Sá, Leda Maria Veneri, Rute Yumi Onnoda, Daniel Masetto, Zunir Andrade, Rosane Volpi, Marcelo Schimaneski, Fátima Lourenço, Tatá Totis, Celso Parubocz, Silvana Passos, Roberto Rodrigues, Mariângela Digiovanni, Solange Leminski, Angélica Ribeiro, Marilda Martinkoski e Lenita Stark.

A Estação Arte fica localizada na esquina da Rua Benjamin Constant com a Avenida Vicente Machado, em frente ao Terminal Central. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30. O Centro de Cultura localiza-se na esquina da Rua Dr. Colares com Augusto Ribas, abrindo também de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Visitas monitoradas em ambos os espaços podem ser agendadas pelo telefone tel:4239011209 (42) 3901-1209.

Colaboração Assessoria de Imprensa.