22°
Máx
16°
Min

Festa de maracatu inaugura novo espaço da Flapt

(foto: Divulgação) - Festa de maracatu inaugura novo espaço da Flapt
(foto: Divulgação)

A ONG Flapt realiza neste domingo (15), a partir das 15 horas, o “Maracatu de Inauguração da Flapt”, evento de boas-vindas à comunidade do Conjunto Luiz de Sá, na região norte, que abriga a nova sede da ONG, na Rua Lino Sachetin, 498. O evento começará com um cortejo pelo bairro, encabeçado pelo grupo Semente de Angola, como uma demonstração para a comunidade do que é o maracatu.

A festividade vai marcar o início das várias oficinas gratuitas que a ONG receberá ao longo de 2016. O evento terá atividades para todos, incluindo uma sessão especial de contação de histórias contemporâneas com personagens do folclore brasileiro. Além disso, haverá apresentações de dança do ventre, forró, samba de gafieira, samba de roda e uma demonstração de zumba. Todas as atrações serão na própria sede da Flapt.

 A arte-educadora Vanessa Nakadomari da oficina Clube do Livro irá mostrar, por meio da contação de histórias, como é desenvolvida esta atividade que recebe crianças com idade entre 7 e 11 anos todas as segundas, terças e quintas-feiras, das 16 às 18 horas. Segundo Vanessa, o Clube do Livro, assim como todas as atividades da Flapt têm como objetivo explorar a cultura popular brasileira, afro-brasileira e de matriz africana como um todo. 

Semeando o Maracatu 

O grupo de maracatu Semente de Angola foi fundado em 2010 e nasceu da união entre os batuqueiros do antigo Grupo LATA. Batizado pela Nação do Maracatu Porto Rico, seu principal objetivo é disseminar a cultura do maracatu de Baque Virado com apresentações e oficinas pela cidade de Londrina. A oficina “Semeando o Maracatu” será realizada a partir da semana que vem, sempre às quartas-feiras e aos sábados, das 14 às 17horas na Flapt. A oficina recebe incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). 

Bazar e Cantina da Flapt 

As pessoas que comparecerem ao evento “Maracatu de Inauguração da Flapt” poderão aproveitar para adquirir lembrancinhas e presentes no Bazar da Flapt com itens doados por amigos da instituição. São bonecas artesanais, crochê, itens de decoração étnicos, tigelas e vasos. Também terá uma cantina vendendo porção de bolinho de feijão especial, frito no azeite de dendê, torta salgada e arroz doce, além bebidas.

(com informações do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina)