23°
Máx
12°
Min

Festival Literário de Londrina abre edital para seleção de trabalhos

(foto: Pixabay) - Festival Literário de Londrina abre edital para seleção de trabalhos
(foto: Pixabay)

O Festival Literário de Londrina chega à sua décima segunda edição. Um Festival que celebra o universo literário e a formação de leitores. Um evento com a missão de formar cidadãos conscientes, tocados pela literatura e todas as suas formas de manifestação. Em todas suas edições o Londrix reuniu promoveu, valorizou e difundiu autores representativos da literatura brasileira, além de transitar entre todas as formas de manifestação artístico-literária em debates, palestras, performances, saraus, shows, peças, oficinas, feira de livros e projetos de extensão à comunidade. Através de projetos de extensão estimula a formação do leitor e novas práticas de leitura, destaca a diretora, Christine Vianna.

Ao longo destes anos contribuiu para a divulgação e distribuição da produção literária local e regional, realizando apresentações dinâmicas onde a literatura sempre foi apresentada de uma maneira prazerosa, realizando um diálogo entre a linguagem poética e a linguagem musical através de shows de poesia e música, bem como apresentações teatrais onde a palavra é mais importante que a cena. Ajudando a romper com a imagem da literatura como algo fechado e etéreo, criando um ambiente propício para discutir a questão da linguagem e do ser humano nesse novo milênio.

Ao longo das edições anteriores, o Festival reuniu importantes nomes da literatura londrinense, paranaense e brasileira que aqui discutiram temas pontuais de nosso tempo e contribuíram para pensarmos os rumos da literatura feita hoje no Brasil, seus impasses e peculiaridades.

Outra importante característica do Festival Literário de Londrina é a de dar espaço às vozes dos escritores londrinenses, propiciando o intercâmbio de ideias com autores de renome nacional. São encontros que resultam em novas informações estéticas e literárias para a cidade, ao mesmo tempo em que faz de Londrina um celeiro de talentos, levando o que se produz aqui para outras regiões do país. Em 2016, os escritores londrinenses também serão convidados a participar via edital de seleção, pois esta experiência se mostrou eficaz, democratizando o acesso aos autores.

O LONDRIX - Festival Literário de Londrina chega à sua 12ª edição com o mesmo sonho e anseio de 2005, ano de estreia: colocar a literatura no cenário da cidade, e prepara uma edição com nomes de relevância na literatura nacional. O festival será realizado de 21 a 27 de novembro, e as inscrições vão de 15 de junho a 15 de setembro.

Pela internet, basta acessar o site www.osfestivalliterario.com.br, enviar uma cópia da proposta, o currículo, e preencher a ficha de inscrição, que estará disponível no site. Pelo Correios, o candidato deve enviar cópia da proposta, currículo e ficha de inscrição preenchida com postagem até 15 de sembro para o endereço rua João Pessoa, 103 A, CEP 86020-220, Londrina/PR.