24°
Máx
17°
Min

Galeria interARTividade recebe exposição (OVER)LAID

Obra André Mendes (Foto: Divulgação) - Galeria interARTividade recebe exposição (OVER)LAID
Obra André Mendes (Foto: Divulgação)

Over(laid)e sobreposto são palavras diferentes na forma, mas cujo conteúdo remete ao mesmo significado: algo que se acrescenta; que se superpõe. Na dúvida entre uma e outra para o título desta exposição, a palavra em inglês foi a escolhida por Tom Lisboa, curador da galeria interARTividade, por trazer embutida a partícula"over". 

“A principal qualidade de "over" é ser um vocábulo impreciso, que pode aludir tanto ao excesso quanto à falta de algo. Pleno de possibilidades contraditórias, "over" desperta nossa atenção pelo modo diverso como se (des)organiza através de justaposições sintáticas e semânticas”, diz ele. 

A arte contemporânea é "over" e "overlaid" e a galeriainterARTividade, localizada no Pátio Batel, apresenta uma somatória das poéticas de André Mendes e Antonio Wolff, que problematizam o intercâmbio de linguagens e suas inúmeras possibilidades estéticas.

Obra (Foto: Divulgação)Obra Antonio Wolff (Foto: Divulgação)

As massas de tinta de André Mendes se misturam em uma tela diferente da pintura tradicional: a tela do monitor de vídeo. Comprimidas, as cores se espalham. Movimentadas, elas evidenciam uma obra onde o processo é protagonista sobre o resultado final. Já Antonio Wolff parte da fotografia para criar suas animações e efeitos tridimensionais (escultóricos). Utilizando apenas aplicativos de celular, seu trabalho potencializa a manipulação e a sobreposição como recursos criativos. 

(OVER)LAID pode ter estas camadas e muitas outras que o espectador quiser acrescentar. O jogo de percepções aqui é amplo e irrestrito, assim como é múltiplo o que existe nas entrelinhas. 

Serviço

Exposição (OVER)LAID na Galeria interARTividade 

Abertura:

12/09- 19h15 - bate-papo com os artistas no Concierge do Pátio Batel, piso L1

12/09- 20h15 - coquetel na Galeria interARTividade, piso L3

Datas da exposição: de 12/09 a 30/10

Local: GaleriainterARTividade, Pátio Batel – Av. do Batel, 1868