23°
Máx
12°
Min

Memorial de Curitiba apresenta mostra coletiva com obras de 40 artistas independentes

(Foto: Divulgação) - Memorial apresenta mostra com obras de 40 artistas independentes
(Foto: Divulgação)

Apresentar e dar visibilidade a novos artistas que ainda não tenham reconhecimento e nem patrocínio é a missão da convocatória nacional da AIREZ – Galeria de Artistas Independentes. Pela primeira vez em sua história organiza uma exposição coletiva com o objetivo de revelar talentos anônimos, todos oriundos de uma seleção de inscritos pelo site da galeria. Ao todo, são 40 artistas selecionados de 8 estados brasileiros.

Aos inscritos, foi lançado um desafio: produzir obras com o título “imagem.meio.palavra”. Eles foram instigados a produzir e editar seus projetos, com diversificação no processo do fazer artístico, quebrando a monótona configuração visual e oferecer incontáveis possibilidades de significados diferentes. O agitador cultural Guilherme Zawa, artista visual, que já expôs em diversos locais no Brasil e no exterior como Argentina e Portugal, conta que criou a Airez para dar chance e autoridade para aqueles que são apaixonados por arte poderem seguir esta profissão.

O evento de inauguração acontece nesta terça-feira (13), às 19h30, no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. Aberta ao público a exposição fica em cartaz  30 de outubro com entrada franca e apoio da Fundação Cultural e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)

“Penso que por causa das inscrições terem sido virtuais, temos uma malha de artistas bem diferentes e interessantes”, explica Guilherme. Do Paraná, Krefer se destaca por estar entre os mais experientes no ramo. Já expôs suas obras na Bienal Internacional de Curitiba e fora do país.

A mais jovem dos inscritos é Thaieny Dias, do Rio de Janeiro. Aos 20 anos, ela trabalha com pinturas que carregam movimento e emoção, uma das obras de maior
prestigio da exposição. Outro destaque é a artista Inara Vidal, de 50 anos, que mistura sua arte em pintura com tecnologias, sempre com o objetivo de inovar.

Zawa explica que a vontade de conhecer artistas novos, com características, inspirações, traços e estilos diferentes o levou a abrir as inscrições desta vez para a exposição coletiva da Airez. “O mundo é muito grande, tem muita coisa boa por ai, precisamos dar oportunidades a elas”.

Serviço

Abertura: 13 de setembro de 2016 as 19h30.
Local: Memorial de Curitiba. Rua Claudino dos Santos, 70 – Largo da Ordem
Horário de visitação: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 15h (sábado, domingo e feriado)
Entrada Gratuita