28°
Máx
17°
Min

Museu da Imagem e do Som divulga programação de aniversário

Foto: Assessoria de imprensa - Museu da Imagem e do Som divulga programação de aniversário
Foto: Assessoria de imprensa

O Museu da Imagem e do Som de Cascavel completa 28 anos, no dia 21 de abril. Para marcar o aniversário, a Secretaria de Cultura organizou uma programação que demonstra o acervo do museu que capta e preserva a memória de Cascavel e região. A abertura das atividades será nesta terça-feira, (19).

Uma exposição de fotografias, equipamentos audiovisuais, dentre outras peças foi montada e estará aberta para visitação até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro Cultural Gilberto Mayer.

“Estendemos o convite ao pioneiros que nos auxiliam neste trabalho de salvaguarda da memória do município. É provável que muitos se reconheçam nas fotos expostas”, comenta a coordenadora do MIS, Silvia Prado.

Na quinta-feira (20), às 13h30, será realizada uma oficina de arte francesa, com o artista Paulo Mano. A atividade, que também faz parte da programação da 13ª Semana Nacional de Museus, tem o foco direcionado ao patrimônio cultural de Cascavel.

O tema da semana de museus, neste ano, é “Museus e Paisagens Culturais”, buscando celebrar a mescla da paisagem natural dos municípios com as intervenções arquitetônicas promovidas pelo homem. As inscrições para a oficina já estão abertas e são destinadas para a comunidade.

Também na quinta-feira (20), o Museu estará aberto para visitação guiada. Grupos escolares ou de outras instituições que desejam participar da oficina, ou da visitação, pode fazer a inscrição pelo telefone 8431-6375, do Centro Cultural Gilberto Mayer.

Acervo

Um dos projetos mais importantes realizado pelo MIS (Museu da Imagem e do Som) é o “Memória Viva”. Trata-se de documentários produzidos com os pioneiros do município.

“O Museu é um importante instrumento de preservação e salvaguarda da memória histórica do Município. Trabalhamos com diversas atividades de preservação e repasse de conhecimento para com o público por meio de exposições temáticas; palestras; cursos; oficinas; atendimento à imprensa, acadêmicos, alunos, escritores e pesquisadores que solicitam imagens e documentos ao museu”, ressalta a coordenadora do MIS, Silvia Prado.

Atualmente o MIS conta com um acervo de 150 mil peças entre fotografias, negativos, fitas, documentos, rolos de filme e outros objetos que desde 2009 passam por catalogação da equipe do museu. Até agora 25 mil fotografias foram sistematizadas e estão disponíveis para pesquisa online, no site do Museu.

Colaboração: Assessoria Prefeitura Cascavel