24°
Máx
17°
Min

Museu de Arte de Cascavel recebe exposição Arte Terapia

Foto: Divulgação - Museu de Arte de Cascavel recebe exposição Arte Terapia
Foto: Divulgação

A partir de quinta-feira (2) o Museu de Arte de Cascavel terá uma nova atração para ser visitada. O artista plástico Paulo Mano abre a exposição “Arte Terapia”, composta por 46 peças de arte francesa. A mostra inaugura o calendário anual de exposição de artes plásticas da Secretaria de Cultura.

A arte francesa é uma técnica de artesanato, que surgiu no século XVII, na Europa, e foi inspirada pelas gravuras das peças de mobília trazidas do Oriente, principalmente da China, em que eram empregadas práticas de decoupagem, recortes de tecido e papel que eram colados na madeira. 

Acredita-se que os artistas franceses ampliaram a técnica, sobrepondo as figuras no intuito de dar volume e textura nas peças, por isso também é chamada de arte tridimensional. O artista Paulo Nunes Mano tem o artesanato como hobby há algum tempo. Já praticou pintura em cerâmica, modelação em biscuit, confecção de velas artesanais, bordado de tapeçarias e há quase dez anos dedica-se à arte francesa.

“Usando a técnica da sobreposição para dar movimento e profundidade a uma simples imagem, aguçamos nosso sentido, estimulamos a nossa criatividade e nos alegramos quando vemos a peça pronta. É uma verdadeira terapia”, explica o artista.

Além da atividade ganhar adeptos por ser uma válvula de escape de tensão e estresse, as peças têm conquistado espaço na decoração de casas devido à delicadeza e versatilidade, afinal a técnica de sobreposição pode ser aplicada a vários desenhos e decorar diversos ambientes.

A exposição “Arte Terapia” permanecerá no MAC até o dia 30 de junho. O espaço está aberto para visitações entre 8 e 12 horas e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Colaboração: Prefeitura Cascavel