20°
Máx
14°
Min

Museu Oscar Niemeyer recebe palestra sobre o arquiteto Vilanova Artigas

(Foto: Marcello Kawase / AENPr) - Museu Oscar Niemeyer recebe palestra sobre o arquiteto Vilanova Artigas
(Foto: Marcello Kawase / AENPr)

O Museu Oscar Niemeyer (MON) promove na próxima terça-feira (07), às 19h30, no Miniauditório, a palestra “Artigas 100 anos: obra e atualidade”, ministrada pelo professor Miguel Antônio Buzzar. No evento ocorre também o lançamento do catálogo da mostra “Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas”. A entrada é gratuita.

O professor Miguel Antônio Buzzar vai falar sobre a obra do curitibano João Batista Vilanova Artigas, um dos mais importantes arquitetos brasileiros do período modernista. “Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas” está em exposição no MON desde agosto de 2015, ano em que Artigas completaria um século de idade. A exposição foi uma das três indicadas ao Prêmio Paulo Mendes de Almeida da Associação Brasileira de Críticos de Arte, que premia a melhor mostra nacional de 2015.

Vilanova Artigas

João Batista Vilanova Artigas nasceu em Curitiba, em junho de 1915. Mudou-se para São Paulo e se formou arquiteto pela Escola Politécnica da USP, em 1937. Foi fundador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1948, na qual liderou mais tarde, em 1962, um movimento para a reforma do ensino, que influenciou outras faculdades de arquitetura no Brasil. Foi bolsista da John Simon Guggenheim Foundation em 1947. 

Militante dos movimentos populares no Brasil, foi perseguido pela ditadura militar e expulso da Universidade em 1969, juntamente com outros professores brasileiros. Sua obra foi duas vezes premiada internacionalmente pela União Internacional de Arquitetos - UIA (Prêmio Jean Tschumi - 1972 e Prêmio Auguste Perret – 1985, este póstumo).

Miguel Antônio Buzzar

Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1980), mestre e doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela mesma Faculdade. Livre-docente pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP.

Atualmente é professor associado do Instituto de Arquitetura e Urbanismo - graduação e pós-graduação e presidente da Comissão de Graduação do mesmo instituto. Possui experiência na área de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos temas arquitetura moderna, arquitetura contemporânea, programas habitacionais públicos, urbanismo contemporâneo e avaliação de empreendimentos habitacionais. 

Serviço

Palestra: Artigas 100 anos: obra e atualidade, com Miguel Antônio Buzzar

Lançamento do catálogo Nos pormenores um universo – Centenário de João Vilanova Artigas

Data: 7 de junho de 2016, terça-feira

Horário: 19h30

Local: Miniauditório

Entrada gratuita

Colaboração AENPr.