27°
Máx
13°
Min

Projeto Mapa Sonoro CWB convida moradores para descrever o som do seu bairro

( - Projeto Mapa Sonoro CWB convida moradores para descrever o som do seu bairro
(

Você já parou para escutar o som que tem a sua rua ou o seu bairro? Essa é a proposta do projeto “Mapa Sonoro Cwb: uma cartografia  afetiva de Curitiba”, que irá promover oficinas nas comunidades do Pinheirinho  e Cidade Industrial de Curitiba, convidando os moradores a ampliarem a percepção do entorno sonoro em caminhadas no próprio bairro, explorando conceitos e técnicas de escuta e gravação de campo para expressar, criativamente, suas experiências pessoais no cotidiano da comunidade em que vivem. O Mapa Sonoro CIC  será realizado no dia 12 de março, no Colégio Estadual Prof. Brasílio V. de  Castro, com o apoio do “Anima CIC” e o Mapa Sonoro Pinheirinho acontece no dia  19 de março, no Centro Social Alceu Grein, com o apoio do Núcleo Regional Pinheirinho e Fórum Cultural do Pinheirinho. As inscrições estão abertas e são  voltadas para jovens e adultos, com idade entre 16 e 35 anos.

Com duração de aproximadamente 4 horas, as oficinas irão abordar uma palestra explicativa sobre o tema e a prática de cartografia afetiva, que convidará os participantes a definirem um trajeto e alguns pontos de interesse comunitário para a caminhada sonora (tradução livre para “soundwalk”- uma prática artística surgida nos anos 1970 no Canadá, inspirada pelas ideias relacionadas à paisagem sonora, por uma percepção profunda e qualificada do ambiente sonoro).

Lilian Nakahodo, responsável pela coordenação e condução das oficinas, comenta que após a caminhada e as gravações de campo, será aberto um diálogo com os participantes sobre suas experiências individuais. “Queremos ouvir as percepções, sensações e qualificações acerca dos sons nesse trajeto para, finalmente, desenharmos juntos o mapa sonoro afetivo da região explorada, com intervenções livres, como descrições em prosa, versos e imagens”, observa.

(Foto: Divulgação)

O mapa resultante de cada oficina, bem como os registros em áudio realizados pelos participantes, serão disponibilizados no website do projeto, com lançamento previsto ainda para o final de março de 2016.

Por meio destas oficinas, o “Mapa Sonoro Cwb” espera proporcionar para a comunidade a ampliação da percepção da cidade ao redor, a partir de práticas engajadas de escuta; o diálogo e a reflexão sobre o som no cotidiano e a elaboração de uma cartografia afetiva da comunidade a partir da experiência sonora individual.

O projeto foi viabilizado através de incentivo do Banco do Brasil e Fundação Cultural de Curitiba, e conta com a gestão cultural da Máquina de Escrever, idealização, coordenação e condução das oficinas de Lilian Nakahodo, produção cultural das oficinas por Janaína Moscal, apoios locais do ÂnimaCic. - Colégio Brasílio Vicente de Castro e do Núcleo Regional Pinheirinho e Fórum Cultural do Pinheirinho - Centro Social Alceu Grein. O projeto terá acompanhamento de Rui Chaves - pesquisador português no pós-doc do Departamento de Música da USP, durante a oficina na Cidade Industrial. As inscrições são gratuitas e realizadas pelo e-mail mapasonorocwb@gmail.com.

Participantes

São ofertadas 25 vagas por oficina, para pessoas a partir de 16 anos. É recomendável que os participantes levem o seu próprio fone de ouvido, celular para gravação, bloco de anotações e roupas confortáveis para a caminhada.


Serviço

MAPA  SONORO CIC

Data: 12/03/2016

Horário: das 8h30 às 13h

Local: Colégio Estadual Prof. Brasílio V. de Castro (Rua Santa Ângela de Foligno, 45 - Cic, Curitiba - PR)


MAPA SONORO PINHEIRINHO

Data: 19/03/2016

Horário: das 8h30 às 13h

Local: Centro Social Alceu Grein (R. Sagrado Coração, 60 - Pinheirinho)

Colaboração Assessoria de Imprensa.