24°
Máx
17°
Min

Projeto 'Musicando na Escola' se apresenta no Zaqueu de Melo

(foto: Divulgação) - Projeto 'Musicando na Escola' se apresenta no Zaqueu de Melo
(foto: Divulgação)

O projeto “Musicando na Escola” realiza, nesta sexta-feira (17), às 20 horas, a primeira apresentação do ano no Teatro Zaqueu de Melo (Av.Rio de Janeiro, 413, Centro). O evento é gratuito e aberto ao público, que terá a oportunidade de assistir a um concerto composto por 18 peças. O repertório vai mesclar músicas clássicas e temas populares interpretados por cerca de 70 alunos do projeto, que atualmente atende três escolas municipais de Londrina.

O recital dos alunos, com idades entre 7 e 17 anos, traz canções executadas com violino, violoncelo, flauta doce, canto coral e música de câmara. “Na apresentação, os alunos mostram aquilo que aprendem nas oficinas. Eles participam diretamente da escolha e montagem do repertório, além de dar sugestões de novas músicas para serem ensaiadas durante as aulas”, explicou a coordenadora do projeto, Nicole Bergamo Guimarães.

Em 2016, o “Musicando na Escola” comemora 15 anos de existência. Para celebrar o aniversário, será realizado um concerto especial no final do ano, reunindo alunos e professores que já participaram do projeto para uma grande festa.

Incentivo 

Mais de mil alunos já passaram pelo projeto, que, desde seu início, em 2001, é patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). “Sem o incentivo do Promic, essa iniciativa provavelmente não teria alcançado êxito. É um apoio muito importante, através do qual conseguimos adquirir os instrumentos musicais e materiais necessários, além de contratar os professores”, ressaltou Nicole.

Além de ensinar as crianças a tocar instrumentos musicais, o projeto ajuda na melhora da autoestima, da concentração e do rendimento na escola, facilitando o processo de aprendizado.

Equipe 

Atualmente, o corpo docente é formado pela coordenadora e professora de violino, Nicole Bergamo; Márcia Gehring (câmara e orquestra); Liliam Grossi (violoncelo); Andrea de Melo (musicalização e coral); Rose Andréia Castanho (musicalização e coral). Também fazem parte da equipe os monitores Bruna Natali (violino), Karina de Souza (violino) e Leonardo Nascimento (violoncelo), além do pianista acompanhante Mauricio Neto.

Participam do projeto alunos da Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro, do Conjunto Cafezal; Escola Municipal Professora Ruth Lemos, do Conjunto Luiz de Sá; e Escola Municipal Professora Maria Tereza Meleiro Amâncio, do Jardim Santa Rita.