27°
Máx
13°
Min

Região dos Campos Gerais recebe espetáculo infantil no Circuito Cultural Sesi

(Foto: Divulgação / Annelize Tozetto) - Região recebe espetáculo infantil no Circuito Cultural Sesi
(Foto: Divulgação / Annelize Tozetto)

O próximo espetáculo do Circuito Cultural Sesi que chega à região dos Campos Gerais é ‘Estórias Brincantes de muitas mainhas’, da Cia do Abração. Essa peça fala sobre três simpáticos velhinhos que adoram contar histórias, um para o outro e do seu jeito. Eles trazem contos da literatura nacional dirigido às crianças para apreciação do público, mesclando à contação os sentimentos de saudades e lembranças, em clima de brincadeira e faz-de-conta.

A montagem estreou em 2007, em Curitiba, circulou por Festivais em todo o Brasil. O espetáculo Estórias Brincantes de muitas mainhas “fala sobre a relação universal entre mães e filhos, com uma estética que valoriza a cultura ucraniana, uma das muitas que compõe o patrimônio cultural paranaense, de forma lúdica e sensível”, diz Letícia Guimarães, da Cia do Abração.

A produção desenvolvida pela Cia. Do Abração está balizada nos pilares da arte-educação e da criação coletiva, partindo de pesquisa sobre o assunto das montagens, uma vez que seus profissionais exercem o papel de formadores de opinião de modo consciente. Os temas são estudados, discutidos e contextualizados no universo da criança. Com simplicidade estética de materiais, a Cia do Abração aposta na fusão do teatro com dança e mímica, visando o teatro como instrumento transformador.

As apresentações são gratuitas e fazem parte do Circuito Cultural Sesi, que passa por Guarapuava (25), União da Vitória (26), São Mateus (27) e Rio Negro (28), além de outras oito cidades. Para Letícia, as doze apresentações são uma grande oportunidade. “Achamos um grande privilégio compormos com uma organização tão estruturada. Fazer arte no Paraná e circular pelo Paraná é reafirmar o compromisso com a nossa cultura local e regional”, diz Letícia.

Sobre o Circuito Cultural Sesi

O Circuito Cultural Sesi percorre todo o Paraná levando espetáculos culturais ligados as Artes Cênicas ou Música para diversas cidades e tem a proposta de oportunizar acesso ao bem cultural aos trabalhadores da indústria, seus dependentes e comunidade local.

Serviço

Guarapuava

Data: 25 de outubro

Horário: 15h30

Local: Auditório Sesi Guarapuava – Praça Coronel Lustosa, 1736

Informações: (42) 3621-3824

Ingressos gratuitos, com retirada uma hora antes no dia e local. Sujeito à lotação do espaço

Classificação indicativa: Livre


União da Vitória

Data: 26 de outubro

Horário: 14h

Local: Auditório Municipal – Praça Visconde de Nácar, s/n

Informações: (42) 3521-3900

Ingressos gratuitos, com retirada uma hora antes no dia e local. Sujeito à lotação do espaço

Classificação indicativa: Livre


São Mateus do Sul

Data: 27 de outubro

Horário: 20h

Local: Centro Cultural do Clube dos Empregados da Petrobras (CEPE) – Rua Manoel Cunha Bittencourt, 2100

Informações: (42) 3520-3959

Ingressos gratuitos, com retirada uma hora antes no dia e local. Sujeito à lotação do espaço

Classificação indicativa: Livre


Rio Negro

Data: 28 de outubro

Horário: 20h

Local: Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral – Rua Juvenal Ferreira Pinto, 2070 – Seminário

Informações: (47) 3641-6418

Ingressos gratuitos, com retirada uma hora antes no dia e local. Sujeito à lotação do espaço

Classificação indicativa: Livre

Sinopse

Três simpáticos velhinhos que adoram contar estórias, um para o outro e do seu jeito, trarão ao espectador alguns contos da literatura nacional, dirigidos à crianças. Os contadores de estórias, divertidos e ingênuos velhinhos se confundem, brincam e se emocionam com a pureza própria de uma criança. Movidos pelos sentimentos de saudades e lembranças, começam a falar sobre suas próprias mães e sobre as diferentes mães que conhecem. Neste clima de brincadeira e faz-de-conta, fazem abstrações imaginando que todas as coisas, isto é, objetos do cotidiano, elementos da natureza e seres elementais, também tem mães. Concluem-se como podem ser diferentes e ao mesmo tempo semelhantes a nós, as diversas relações entre mães e filhos: tudo quanto a imaginação e a sensibilidade de uma criança podem permitir. Um trabalho de muita sensibilidade e delicadeza feito para todas as crianças, de todas as idades, inclusive, aquelas dentro de nós.


Ficha técnica

Direção: Letícia Guimarães

Elenco: Edgard Assumpção, João Victor Theotônio e Karin Oniesko

Sonoplastia: Kamila Ferrazzi

Iluminação: Blas Torres

Duração: 50min


Cia. do Abração

 A Cia. do Abração é um espaço de arte e cultura, que há 15 anos atua em Curitiba e tem como proposta principal a pesquisa e produção teatrais para todas as idades, com desenvolvimento de dramaturgia própria difundida através de espetáculos de repertório da Cia. Atualmente, agrega, em repertório ativo, 13 espetáculos dirigidos ao público de crianças de todas as idades. Sua proposta estética está alicerçada na fusão de linguagens artísticas de diversas áreas, elaborada em investigações advindas de processos colaborativos. Além da dança e das artes visuais, trabalha e investiga as técnicas de manipulação de objetos, mímica, produção sonora e conhecimentos da antropologia.

Colaboração Assessoria de Imprensa.