22°
Máx
14°
Min

Restaurado, prédio da secretaria de Cultura terá visitas guiadas

(foto: N.Com/Divulgação) - Restaurado, prédio da secretaria de Cultura terá visitas guiadas
(foto: N.Com/Divulgação)

Desde que retornou à sua antiga sede, no início do mês de abril, o prédio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) passou a receber diversos visitantes que desejam conhecer e apreciar o espaço restaurado. Localizada na Praça 1º de Maio, 110, a antiga Casa da Criança voltou ao seu projeto original, criado em 1950 pelos arquitetos João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi. Sua relevância histórica tem despertado o interesse de muitas pessoas.

Para atender este público, a Diretoria de Patrimônio Histórico da SMC oferece visitas mediadas para estudantes, profissionais, e a comunidade em geral. Na atividade, os visitantes recebem orientações e informações sobre a história do prédio e dos autores do projeto original. Também conhecem vários detalhes do projeto de restauro, principalmente em relação às características consideradas perdidas e que foram recuperadas, como o solário, os brise-soleil, o auditório e os jardins internos.

Outra questão abordada nas visitas é o simbolismo da volta das crianças à Casa, representada pela instalação da Biblioteca Infantil no local. Até o momento, aproximadamente 76 pessoas já participaram das visitas mediadas, entre servidores e autoridades municipais, alunos e professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de instituições de ensino de Londrina e região, representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), além de arquitetos, moradores do entorno e antigos frequentadores do prédio.

O atendimento tem sido realizado por servidores da Diretoria de Patrimônio Histórico, e também pela secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana. “Estas visitas mediadas são atividades muito interessantes, porque a comunidade tem a curiosidade de ver como o prédio ficou. Outro detalhe é que muitas pessoas têm uma memória, uma ligação afetiva com o lugar, e ao fazer a visita essas lembranças vêm à tona”, explicou Solange.

Para a secretária, esta atividade é também uma oportunidade para a equipe da SMC conhecer histórias do prédio por meio dos antigos frequentadores do espaço. “Isto tem nos proporcionado momentos bem bacanas, interessantes, e é mais um serviço disponível para toda a comunidade, assim como as áreas de convivência, como praças internas e a Biblioteca Infantil”, ressaltou.

Neste período de quase dois meses após a reinauguração, a sede da Secretaria também abrigou eventos variados, como reuniões de conselho municipal, lançamento de livros e eventos, apresentações musicais e oficinas. Cerca de 250 pessoas, entre organizadores, artistas e público, puderam conhecer as instalações do prédio por meio destas iniciativas.

As visitas mediadas podem ser agendadas diretamente com a Diretoria de Patrimônio Histórico, pelo telefone 3371-6608 e 3371-6609, ou pelo e-mail vanda.moraes@londrina.pr.gov.br. O atendimento ocorre entre segunda e sexta-feira, das 12 às 18 horas.

(com informações do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina)