22°
Máx
16°
Min

Teatro alerta crianças sobre abuso sexual infantil

(Foto: Divulgação) - Teatro alerta crianças sobre abuso sexual infantil
(Foto: Divulgação)

Com a peça “Vim ver Maria”, crianças de 6 a 10 anos da rede municipal de ensino de Castro, a 40 quilômetros de Ponta Grossa, foram orientadas sobre a violência e a exploração sexual infantil. A apresentação teatral foi realizada no Teatro Bento Mossurunga nesta segunda-feira (27) e continua nesta terça-feira durante o dia todo. A expectativa é de que 1200 crianças participem da atividade. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Rede de Enfrentamento às Violências em Castro.

A peça, que tem como centro o abuso sexual, conta a história da menina Maria que sofre os abusos calada. Até que recebe a ajuda do irmão e só então consegue contar sobre os abusos e pedir ajuda aos pais. O objetivo é educar e ensinar a criança a identificar o abuso precocemente e também como agir diante do crime.

A presidente da Rede de Enfrentamento do Combate à Violência em Castro, Salomé Engelenhoven, destaca que a temática da apresentação é de extrema importância para que as crianças tenham conhecimento sobre o assunto. “As pesquisam mostram que apenas 5% dos crimes são denunciados. Destas denúncias, apenas 20% dos casos conseguem ser comprovados e penalizados. Em geral, a criança sofre grandes ameaças, e por isso tem tanto medo de contar. É preciso encorajá-las a enfrentar o seu 'monstro', para que aumentem as denúncias e futuramente diminua esse crime”, salienta.

A peça ‘Vim ver Maria’, é uma produção do Grupo Soarte, vindo da cidade de Ourinhos (SP). Nesta terça-feira (28), a apresentação acontece em dois períodos. Pela manhã a partir das 9h30 e no turno da tarde a partir das 14h.

Colaboração Assessoria de Imprensa.