24°
Máx
17°
Min

Projeto Foco traz grandes nomes do cinema para palestras em Curitiba

(Foto: Divulgação / Assessoria) -  Projeto Foco traz grandes nomes do cinema para palestras em Curitiba
(Foto: Divulgação / Assessoria)

O projeto Foco - Laboratório de Audiovisual traz a Curitiba, nos meses de março e abril, nada mais nada menos do que Daniel Rezende, Vera Hamburger e os irmãos Fabiano e Caio Gullane, para palestrarem sobre edição, direção de arte e produção. Nas próximas semanas, o Foco vai gravar dois curtas-metragens digitais, com a participação de jovens de baixa renda nos diversos departamentos de produção, e as palestras fazem parte do processo de capacitação dessas equipes. Mas cerca de 50% das vagas serão abertas a outros interessados em acompanhar os bate-papos. Os ingressos sairão pelo valor de R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia).

"Trata-se de uma oportunidade única para quem deseja ingressar na carreira audiovisual, tendo em vista o currículo incrível desses palestrantes, que toparam enriquecer o projeto trazendo toda a sua experiência e inspiração até nós", explica a produtora-executiva da Laz Audiovisual e idealizadora do projeto, Virginia Moraes. As inscrições para participar do Foco vão até o dia 3 de março, pelo site. A etapa de seleção dos participantes envolve, ainda, uma entrevista para análise de perfil e da afinidade com o segmento de audiovisual.

Rezende  já foi indicado ao Oscar, por Cidade de Deus

O palestrante do tema Edição será Daniel Rezende, que tem currículo extenso no cinema e reconhecimento internacional. Trabalhando com Fernando Meirelles, foi indicado ao Oscar e premiado em Bafta (Reino Unido) pela montagem de Cidade de Deus. Na parceria com Meirelles, ainda montou Ensaio Sobre a Cegueira e 360. É o responsável pela montagem dos filmes Cidade dos Homens, de Paulo Morelli, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, e Tropa de Elite 1 e 2, de José Padilha.

Do diretor Walter Salles, Daniel montou Diários de Motocicleta e Água Negra, em Hollywood. Foi também um dos montadores de A Árvore da Vida de Terrence Malick e de Robocop de José Padilha, em 2014, tendo colaborado no roteiro e nas filmagens. Como diretor, Daniel realizou o curta-metragem Blackout, estrelado por Wagner Moura e Augusto Madeira, além da série Fora de Controle para a TV Record, e acaba de concluir, para a HBO, a série O Homem de Sua Vida.

Vera  traz experiências como Ó paí, Ó e Deus é Brasileiro

 Palestrante do tema Direção de Arte, Vera Hamburger atua, desde 1985, nas áreas da direção de arte e cenografia para teatro, dança, ópera, cinema e exposições, além de se dedicar à pesquisa e ao ensino desses temas. Trabalhou como diretora de arte e cenógrafa na realização de peças cinematográficas de longa metragem, ao lado de diretores como Hector Babenco, Walter Lima Jr., Cacá Diegues, Sérgio Rezende, Cao Hamburger, Tata Amaral, Eliane Caffé e Philipe Barcinski. É autora do livro Arte em Cena - A direção de arte no cinema brasileiro, cujo trabalho rendeu o Prêmio Jabuti 2015.

Vera é responsável pela direção de arte dos filmes Salve Geral (de Sérgio Rezende), El Pasado (Hector Babenco), Ó paí, Ó (Monique Gardemberg), Filhos do Carnaval (Cao Hamburger), Solo Dios Sabe (Carlos Bolado), Cafundó (Paulo Betti e Clóvis Bueno), Deus é Brasileiro (Cacá Diegues) e Não por Acaso (Philippe Barcinsky), pela cenografia de Carandiru (Hector Babenco) e pelo anteprojeto de direção de arte de Família Vende Tudo (Alain Fresnot), entre outros trabalhos.

Os  Gullane venceram prêmio por Que horas ela volta?

Os palestrantes de Edição, Fabiano e Caio Gullane, são produtores de cinema e criadores da empresa Gullane Filmes, que já produziu mais de 20 obras reconhecidas nacional e internacionalmente. Recentemente ganharam o Prêmio da Revista GQ - Men of the year, na categoria cinema, pela produção de Que horas ela volta? (junto com Debora Ivanov e Anna Muylaert). Outras produções da dupla são Bicho de Sete Cabeças (Laís Bodansky) e O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (Cao Hamburger).

Fabiano tem formação em Cinema e atuou como executivo em inúmeras produções para cinema e televisão. No mercado internacional, participou de ações pioneiras de coprodução com países da Ásia e da Europa e foi um dos colaboradores na criação do Programa Nacional de Exportação “Cinema do Brasil”. Também formado em Cinema, Caio é considerado um dos profissionais mais experientes em planejamento e estratégia de produção do país. Foi diretor do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de São Paulo entre 2006 e 2008 e membro do Escritório de Cinema da Cidade de São Paulo (Ecine). Atualmente é conselheiro da Academia Brasileira de Cinema.

Sobre  a LAZ

A LAZ Audiovisual é uma produtora de Curitiba que atua no mercado desde 1989. Produziu o filme Oriundi, com direção de Ricardo Bravo e participação dos atores Anthony Quinn, Paulo Autran, Paulo Betti, Letícia Spiller e Gabriela Duarte, entre outros. A LAZ também produziu e distribuiu, em parceria com a Prole de Adão, o filme Cafundó (vencedor de mais de 20 prêmios), com direção de Paulo Betti e Clóvis Bueno e estrelado por Lázaro Ramos. Outro projeto de destaque da produtora é o longa Anita e Garibaldi, uma coprodução Brasil/Itália estrelada por Gabriel Braga Nunes e Ana Paula Arósio.

Serviço

INSCRIÇÕES  PARA O FOCO - LABORATÓRIO DE AUDIOVISUAL

Data: Até 3 de março.

Site: www.focolab.com.br

PALESTRA  COM DANIEL REZENDE

Data: 17 de março

Hora: 19h

Local: Círculo de Estudos Bandeirantes

End.: Rua XV de Novembro, 1050 - Centro, Curitiba

Venda de ingressos no local da palestra: no dia 16/3, das 14h às 18h, e no dia 17/3, a partir das 17h

Forma de pagamento: em dinheiro ou cartão de débito.

PALESTRA  COM VERA HAMBURGER

Data: 19 de março

Hora: 15h

Local: Círculo de Estudos Bandeirantes

Venda de ingressos no local da palestra: no dia 18/3, das 14h às 18h, e no dia 19/3, a partir das 13h

Forma de pagamento: em dinheiro ou cartão de débito.

PALESTRA  COM CAIO GULLANE

Data: 2 de abril

Hora: 9h

Local: Círculo de Estudos Bandeirantes

Venda de ingressos no local da palestra: no dia 1°/4, das 14h às 18h, e no dia 2/4, a partir das 8h

Forma de pagamento: em dinheiro ou cartão de débito.

PALESTRA  COM FABIANO GULLANE

Data: 2 de abril

Hora: 15h

Local: Círculo de Estudos Bandeirantes

Venda de ingressos no local da palestra: no dia 1°/4, das 14h às 18h, e no dia 2/4, a partir das 8h

Forma de pagamento: em dinheiro ou cartão de débito.

Colaboração Assessoria de Imprensa.